Novo aeroporto de Lisboa. Santarém entra numa equação que não agrada a ninguém

Novo aeroporto de Lisboa. Santarém entra numa equação que não agrada a ninguém
| País
Porto Canal

Santarém é mais uma das soluções para os problemas de capacidade do aeroporto em Lisboa. Os autarcas das duas maiores cidades portuguesas não aprovam esta localização, a capital do gótico. O projeto foi apresentado esta terça-feira e estava a ser preparado há 3 anos. Usa o nome de Fernão de Magalhães, navegador e um dos responsáveis das descobertas.

Há cinco opções para o futuro do trânsito aéreo de Lisboa, em três delas o atual aeroporto Humberto Delgado surge como solução e em duas é colocado de parte. Montijo, Alcochete e Santarém são possíveis destinos. Uma alternativa ao aeroporto de Lisboa já é falada desde 1969 e em 2019, ano antes da pandemia, foram 31,1 milhões passageiros, mais 7,4% que no ano anterior, de acordo com os dados da Vinci, dona da ANA – Aeroportos.

Os autarcas das duas principais cidades do país não concordam com a solução Santarém, que fica a cerca de 80km da capital. Carlos Moedas não quer uma solução que torne o atual aeroporto inoperacional. “Ter um aeroporto em Lisboa é um ativo e como presidente da Câmara Municipal de Lisboa tenho de defender esse ativo, mas como secundário em relação a qualquer outra decisão.”

Rui Moreira, afinou pelo mesmo diapasão. “1+Portela. É isso que o presidente da Câmara de Lisboa está a dizer e parece-me a solução mais inteligente.” O presidente da Câmara do Porto, que falava, tal como o edil lisboeta, na conferência “Novo aeroporto, tempo de decidir”, excluiu as soluções Alcochete e Santarém, não criticando apenas o Montijo.

Rapidez e proximidade
Carlos Moedas recusou a opção Santarém devido à distância de Lisboa, diz o autarca que “Santarém fica fora da concessão da ANA, mas fica a 85 quilómetros. Não há nenhuma cidade europeia com um aeroporto principal a 85 quilómetros. Fazer um interface a uma distância destas é uma loucura.”

O projeto foi apresentado esta terça-feira e de acordo com o gestor Carlos Brazão, os tempos de acesso ao aeroporto, exemplificando com 29 minutos em Alfa Pendular entre Santarém e Lisboa, “são suportados por uma localização de excelência”, com a existência da linha ferroviária do norte e a autoestrada A1.

De notar que, a última fase da linha de alta velocidade Porto-Lisboa depende da localização do futuro aeroporto na capital, contudo o atual plano não contempla Santarém, visto que a última fase apenas deixa em aberto a construção da nova linha pelo Montijo ou Alcochete.

A opção Santarém, disse Carlos Brazão na apresentação do projeto, prevê “dentro de aproximadamente 15 anos - e provavelmente até mais cedo - 50 milhões de passageiros e dentro de 40 anos 100 milhões de passageiros”.

O aeroporto, como já tinha sido noticiado, prevê uma capacidade inicial de 10 milhões de passageiros por ano, permitindo expansão até aos 100 milhões, em 40 anos.

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, não revelou para já preferência sobre qualquer uma das alternativas. Diz apenas que é importante uma solução que permita um futuro de expansão. “Não precisamos de fazer um aeroporto com quatro pistas amanhã, mas era importante que não fechássemos portas a uma expansão.”

As opções
Montijo e Alcochete são soluções já debatidas há bastante tempo que chegaram a originar a declaração do ministro Mário Lino: “Alcochete jamais” (dito em francês), contudo essa opção continua em cima da mesa.

Das localizações que vão ser estudadas pela comissão independente de avaliação, Montijo é aquela que não permite expansão futura.

Em causa, está a solução em que o Aeroporto Humberto Delgado fica como aeroporto principal e Montijo como complementar, uma segunda em que o Montijo adquire progressivamente o estatuto de principal e Humberto Delgado de complementar, uma terceira em que Alcochete substitui integralmente o Aeroporto Humberto Delgado, uma quarta em que será este aeroporto o principal e Santarém o complementar e uma quinta em que Santarém substitui integralmente Humberto Delgado.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.