Adeptos impedidos de entrar no Estádio de Alvalade com t-shirt da Amnistia Internacional

Adeptos impedidos de entrar no Estádio de Alvalade com t-shirt da Amnistia Internacional
| Desporto
Porto Canal

A Amnistia Internacional denunciou esta quinta-feira vários casos de adeptos que receberam uma t-shirt em prol dos direitos humanos antes do Portugal-Nigéria em futebol, em Alvalade, que foram impedidos de entrar com elas vestidas.

“Foi com tristeza e pesar que a Amnistia Internacional Portugal viu hoje ser restringida uma ação de solidariedade para com os trabalhadores migrantes no Qatar pelos seguranças no Estádio de Alvalade”, pode ler-se em comunicado divulgado por aquela organização em Portugal.

As cerca de mil ‘t-shirts’, que se assemelham aos coletes de trabalhadores da construção civil, da 'Equipa Esquecida', os migrantes que morreram, sofreram lesões e abusos de direitos humanos nos preparativos do Mundial2022, foram entregues antes do Portugal-Nigéria, particular de preparação.

Segundo a Amnistia, vários adeptos denunciaram os seguranças no recinto, que os obrigavam “a tirar e entregar-lhes as camisolas”, o que foi comprovado por uma equipa de ativistas daquela organização.

“Tendo-lhes sido dada a mesma indicação: que apenas poderiam entrar se despissem as camisolas e as deixassem fora, colocando-as no lixo. Por fim, os seguranças recusaram-se a restituir as camisolas abandonadas aos ativistas da organização”, pode ler-se na nota.

A Amnistia acrescenta que os seguranças “justificaram esta ação respondendo às pessoas que estão a seguir indicações da Federação Portuguesa de Futebol”, instituição a quem pediram já “esclarecimentos urgentes”.

À Lusa, fonte da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) explicou que a organização do encontro, a cargo da UEFA, não tinha sido informada da iniciativa, atribuindo esta ação a “alguns seguranças com excesso de zelo”.

Segundo a mesma fonte, a partir do momento em que a federação soube do caso, outros adeptos puderam entrar com as camisolas, defendeu.

“Esperamos que tudo não passe de um mal-entendido e que a Federação Portuguesa de Futebol possa esclarecer ou dissociar-se deste triste episódio de falta de respeito pela liberdade de expressão dos adeptos da nossa seleção”, considerou Pedro A. Neto, diretor executivo da Amnistia Internacional Portugal.

Aquela organização “teme que este episódio seja mais uma mancha num evento que deveria também ser uma oportunidade de inclusão, respeito e promoção dos direitos humanos”, sentindo que foi restringido um direito à liberdade de expressão.

O Campeonato do Mundo masculino de futebol vai decorrer entre 20 de novembro e 18 de dezembro, com a seleção portuguesa apurada e inserida no grupo H, com Uruguai, Gana e Coreia do Sul.

+ notícias: Desporto

Victor Iturriza: “Queremos demonstrar a qualidade do nosso trabalho”

A fase de grupos da Liga Europeia de andebol encerra esta terça-feira às 19h45 no Dragão Arena (Porto Canal). Já com o apuramento e o segundo lugar do Grupo F garantidos, o FC Porto recebe o quarto classificado Valur num embate da sexta jornada que “não retira o peso da responsabilidade” a Victor Iturriza e companhia. Decidido a “fazer um bom jogo” contra “uma equipa que nunca atira a toalha ao chão”, o pivô luso-cubano pretende “dar uma boa réplica” para “dedicar a vitória aos adeptos”.

FC Porto: Já estão disponíveis os bilhetes para o jogo com o Midtjylland

Já estão disponíveis os bilhetes para o duelo entre o FC Porto e o Midtjylland, marcado para as 20h00 do dia 12 de dezembro, uma quinta-feira, no Estádio do Dragão (Sport TV5).

FC Porto (Andebol): Grupos fechados com chave de ouro. Crónica de jogo

A equipa de andebol do FC Porto recebeu e venceu o Valur, por 37-29, na sexta e derradeira ronda da fase de grupos da Liga Europeia. Já com o apuramento para a main round garantido, os portistas corrigiram o empate de há um mês na Islândia, diante deste mesmo adversário, e terminaram o Grupo F com sete pontos, menos três do que o Melsungen e mais dois do que o Vardar.