Homem mais perto de regressar à Lua. NASA lançou com sucesso Ártemis I
Porto Canal
A NASA anunciou, na madrugada desta quarta-feira, que o lançamento da Ártemis 1 foi bem-sucedido, no entanto a descolagem atrasou-se devido a alguns contratempos que surgiram. Com a missão em curso, o Homem fica mais perto de regressar à Lua.
O lançamento ocorreu 79 dias após a primeira tentativa e assustou toda a equipa presente antes de descolar. Por volta das 3h30 (hora portuguesa) é sinalizado um problema. Uma válvula de reabastecimento de hidrogénio estava a verter, contudo dois técnicos da NASA conseguiram resolver a situação no espaço de duas horas.
Quando a situação parecia estar resolvida surge outro problema. Um cabo de ligação à rede não estava a funcionar devidamente, possibilitando a perde de dados do radar e, por sua vez, a impossibilidade de localizar o foguetão. Estava avaria demorou mais do que a equipa esperava, tendo sido preciso 70 minutos para a resolução.
Às 6h48 foi dada ordem para descolagem do foguetão SLS e a cápsula Órion.
Durante a transmissão da NASA, Derrol Nail, comentador da NASA, afirmou “subimos juntos! De volta à Lua e mais além”. Com Ártemis a caminho da Lua, está mais perto a possibilidade de o Homem regressar ao satélite natural da Terra. Relembre-se que a última vez foi em 1972. No dia 7 de dezembro celebra-se os 50 anos da operação Apolo 17.
O programa Ártemis consiste num teste voo não tripulado em torno da Lua e está previsto que regresse à Terra a 11 de dezembro.
As duas primeiras tentativas do lançamento, 29 de agosto e três de setembro, foram abortadas por fuga de hidrogénio líquido. Desde então a NASA foi procurando resolver o mais rápido possível a situação, mas as tempestades opunham-se aos ponteiros do relógio, adiando mais uma vez a descolagem.
Bill Nelson foi o primeiro membro da NASA a comentar o sucesso da missão: “Vamos voltar (à Lua), vamos aprender tudo o que temos de aprender e, depois, vamos a Marte”.
“O que fizeram hoje vai inspirar gerações e gerações. Obrigado pela resiliência. Quanto mais difícil é a subida, melhor a paisagem” finalizou Charlie Blackwell-Thompson, diretora de lançamento.
We are going.
— NASA (@NASA) November 16, 2022
For the first time, the @NASA_SLS rocket and @NASA_Orion fly together. #Artemis I begins a new chapter in human lunar exploration. pic.twitter.com/vmC64Qgft9