Homem mais perto de regressar à Lua. NASA lançou com sucesso Ártemis I

Homem mais perto de regressar à Lua. NASA lançou com sucesso Ártemis I
| Mundo
Porto Canal

A NASA anunciou, na madrugada desta quarta-feira, que o lançamento da Ártemis 1 foi bem-sucedido, no entanto a descolagem atrasou-se devido a alguns contratempos que surgiram. Com a missão em curso, o Homem fica mais perto de regressar à Lua.

O lançamento ocorreu 79 dias após a primeira tentativa e assustou toda a equipa presente antes de descolar. Por volta das 3h30 (hora portuguesa) é sinalizado um problema. Uma válvula de reabastecimento de hidrogénio estava a verter, contudo dois técnicos da NASA conseguiram resolver a situação no espaço de duas horas.

Quando a situação parecia estar resolvida surge outro problema. Um cabo de ligação à rede não estava a funcionar devidamente, possibilitando a perde de dados do radar e, por sua vez, a impossibilidade de localizar o foguetão. Estava avaria demorou mais do que a equipa esperava, tendo sido preciso 70 minutos para a resolução.

Às 6h48 foi dada ordem para descolagem do foguetão SLS e a cápsula Órion.

Durante a transmissão da NASA, Derrol Nail, comentador da NASA, afirmou “subimos juntos! De volta à Lua e mais além”. Com Ártemis a caminho da Lua, está mais perto a possibilidade de o Homem regressar ao satélite natural da Terra. Relembre-se que a última vez foi em 1972. No dia 7 de dezembro celebra-se os 50 anos da operação Apolo 17.

O programa Ártemis consiste num teste voo não tripulado em torno da Lua e está previsto que regresse à Terra a 11 de dezembro.

Porto Canal

As duas primeiras tentativas do lançamento, 29 de agosto e três de setembro, foram abortadas por fuga de hidrogénio líquido. Desde então a NASA foi procurando resolver o mais rápido possível a situação, mas as tempestades opunham-se aos ponteiros do relógio, adiando mais uma vez a descolagem.

Bill Nelson foi o primeiro membro da NASA a comentar o sucesso da missão: “Vamos voltar (à Lua), vamos aprender tudo o que temos de aprender e, depois, vamos a Marte”.

“O que fizeram hoje vai inspirar gerações e gerações. Obrigado pela resiliência. Quanto mais difícil é a subida, melhor a paisagem” finalizou Charlie Blackwell-Thompson, diretora de lançamento.

 

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.