Mundial 2022: Qatar apresenta… adeptos portugueses “contratados” nas ruas de Doha

Mundial 2022: Qatar apresenta… adeptos portugueses “contratados” nas ruas de Doha
| Desporto
Porto Canal

A uma semana do início do Campeonato do Mundo de Futebol, o Qatar continua a ser notícia pelos motivos mais inusitados. Esta sexta-feira de manhã, uma centena de adeptos juntou-se nas ruas da capital, Doha, para celebrar a competição. Mas as imagens deixaram dúvidas.

A própria organização do Mundial 2022 refere que “a festa mundialista já passa nas ruas de Doha”, com grupos de adeptos argentinos, espanhóis, brasileiros e franceses vestidos a rigor, acompanhados de bombos, bandeiras e cachecóis. Há até um grupo de portugueses apaixonados por Ronaldo e companhia que decidiram celebrar na estação de metro da cidade.

Um segundo olhar mais atento permite distinguir que se tratam antes de “fãs qatari” das diferentes seleções que vão entrar em campo. Ou seja, os quatro grupos de adeptos não são argentinos, espanhóis, brasileiros ou franceses, mas sim nacionais do Qatar.

Nas redes sociais, começam a circular imagens e comentários jocosos, ironizando com a necessidade de “pagamento” de adeptos para que haja pessoas interessadas na competição.

Nos últimos meses, têm sido cada vez mais recorrentes as críticas e apelos ao boicote do Mundial 2022, promovendo denúncias de ataques aos direitos humanos, defesa de trabalhadores e da vida LGBTQI+.

Esta semana, Joseph Blatter, ex-presidente da FIFA, admitiu em entrevista ao grupo de media suíço “Tamedia” que a escolha do Qatar para organizar o Mundial 2022 foi um erro: “Assumo a minha responsabilidade como presidente da FIFA naquela altura. O futebol e o Mundial são demasiado grandes para isso”.

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "Preparámos bem o jogo e vamos encará-lo da melhor forma para ganhar"

A 32.ª e antepenúltima jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, onde defronta o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV). Frente a uma equipa que ainda lute pela manutenção e que “tem mudado ao longo da época”, Sérgio Conceição antevê “um jogo difícil”, sem esquecer as “lesões e castigos” que condicionam a preparação do mesmo. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 63 pontos, enquanto o Chaves segue na 17.ª posição, com 23.

FC Porto: Reta final da preparação para a deslocação a Chaves

O FC Porto voltou a trabalhar nesta sexta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde concluiu a preparação para o jogo com o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, a contar para a 32.ª jornada do campeonato.

Ezequiel Mena: "É uma final para nós"

A 26.ª e última jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins vai levar o FC Porto até ao Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, onde defronta a Juventude Pacense (sábado, 18h00, FC Porto TV/Porto Canal). Na projeção de um encontro “muito importante” para os Dragões, Ezequiel Mena apelou ao foco do coletivo portista para manter a liderança, “que tanto conta para o Play-off”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é líder isolado, com 62 pontos, mais um do que a Oliveirense, segunda classificada. A Juventude Pacense, por sua vez, segue na nona posição, com 26.