“Encenação” e “farsa” no Qatar. Mundial arranca com figurantes no lugar de adeptos

“Encenação” e “farsa” no Qatar. Mundial arranca com figurantes no lugar de adeptos
| Desporto
Porto Canal

A poucos dias do arranque do Mundial do Qatar, a organização da prova continua sob fortes críticas. Nas últimas horas, centenas de adeptos começaram a desfilar nas ruas de Doha com as cores de diferentes países participantes na competição, entre os quais Portugal. Nas redes sociais fala-se em “farsa” e “encenação”

“A festa mundialista já passa nas ruas de Doha”, refere a conta oficial em espanhol da organização do Mundial 2022, no Qatar. Nas imagens, é possível ver-se grupos de adeptos argentinos, espanhóis, brasileiros e franceses vestidos a rigor, acompanhados de bombos, bandeiras e cachecóis. Há até um grupo de portugueses apaixonados por Ronaldo e companhia que decidiram celebrar na estação de metro da cidade.

Nas redes sociais, surgem várias denúncias de se tratarem, em vez de adeptos, figurantes alegadamente contratados pela organização da prova e não das diferentes seleções que vão entrar em campo. Ou seja, os quatro grupos de adeptos não são argentinos, espanhóis, brasileiros ou franceses. Alguns utilizadores da rede social Twitter avançam a possibilidade de os figurantes serem maioritariamente de nacionalidade indiana, país que “forneceu” uma boa parte da mão-de-obra da construção dos estádios qataris.

 As condições dos trabalhadores que participaram na construção dos estádios do Mundial é justamente um dos pontos mais presentes nas críticas e apelos ao boicote da competição. Os ataques aos direitos humanos e aos direitos da comunidade LGBTQI+ têm sido outros dos motivos das denúncias de organizações e até atletas por todo o mundo.

 Esta semana, Joseph Blatter, ex-presidente da FIFA, admitiu em entrevista ao grupo de media suíço “Tamedia” que a escolha do Qatar para organizar o Mundial 2022 foi um erro: “Assumo a minha responsabilidade como presidente da FIFA naquela altura. O futebol e o Mundial são demasiado grandes para isso”.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já há datas e horários para as jornadas 32 e 33 da Liga

Já estão definidas as datas e os horários para os jogos da 32.ª e 33.ª jornadas do campeonato, anunciou nesta quarta-feira a Liga Portugal. Na ronda 32, o FC Porto desloca-se a Chaves a 4 de maio (sábado, 20h30) e na seguinte recebe o Boavista, no Estádio do Dragão, a 12 de maio (domingo, 20h30).

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.