Autárquicas:"Grupo de Cidadãos Eleitores" propõe Vieira Machado à Câmara de Gaia

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 20 mai (Lusa) -- O Movimento dos Cidadãos por Gaia aprovou a candidatura do seu dirigente, Manuel Vieira Machado, à presidência da autarquia local, por considerar que o concelho precisa de "uma alternativa verdadeiramente proveniente da cidadania".

A candidatura do "Grupo de Cidadãos Eleitores", liderada pelo economista Manuel Vieira Machado, de 64 anos, foi aprovada sábado em assembleia-geral extraordinária do Movimento dos Cidadãos por Gaia.

"Decidimos avançar por entendermos que as candidaturas que estão no terreno, quatro de partidos e uma de José Guilherme Aguiar, que no nosso entender não é verdadeiramente independente, não representam uma verdadeira alternativa", disse o candidato.

Em declarações à Lusa, Vieira Machado considerou que "os cidadãos de Vila Nova de Gaia precisam de uma alternativa verdadeiramente proveniente da cidadania", na qual considera enquadrar-se "pelo trabalho que temos feito nos últimos quase dois anos e meio".

"Vamos apresentar também uma lista à Assembleia Municipal, que deverá ser liderada por uma mulher", disse, escusando-se a adiantar os nomes que compõem as listas à Câmara e à Assembleia Municipal.

Segundo Vieira Machado, "não há nomes sonantes, mas há algo que a diferencia, ou seja, todos os elementos são residentes e eleitores em Vila Nova de Gaia".

"Até porque -- acrescentou - não faz muito sentido que, ao recolheremos as quatro mil assinaturas para propor os candidatos, tenhamos de ter a garantia de que os subscritores são eleitores de Gaia, quando hipoteticamente poderíamos estar a propor 15 nomes de fora do concelho".

A recolha das assinaturas necessárias para formalizar a candidatura do "Grupo de Cidadãos Eleitores" de Vila Nova de Gaia vai iniciar-se no próximo sábado.

Os outros candidatos à presidência da Câmara de Gaia são o deputado Carlos Abreu Amorim, pelo PSD, Eduardo Vítor, pelo PS, Jorge Sarabando, CDU, e Eduardo Pereira, do Bloco de Esquerda.

PM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.