Porto: Jorge Sobrado será o novo diretor do Museu da Cidade e das bibliotecas municipais

Porto: Jorge Sobrado será o novo diretor do Museu da Cidade e das bibliotecas municipais
| Norte
Porto Canal

Jorge Sobrado será o novo diretor do Museu da Cidade e das bibliotecas municipais, anunciou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, na reunião pública de Executivo desta segunda-feira, sucedendo no cargo a Nuno Faria. 

Vereador da Cultura e Património do Município de Viseu, entre 2017 e 2021, Jorge Sobrado conta com uma significativa experiência municipal nos domínios da gestão cultural, patrimonial e museológica, da comunicação municipal e do marketing territorial. Iniciará funções já no próximo mês de dezembro, sendo ainda o responsável pelo departamento de museus e coleções do Município.

Entre outros projetos, Jorge Sobrado foi responsável pela criação do Polo Arqueológico de Viseu, com funções contratualizadas com a Direção-Geral do Património Cultural, pelo lançamento do Museu de História da Cidade e respetivos programas de digitalização. Teve ainda a seu cargo o Centro de Arte Contemporânea de Viseu (Quinta da Cruz) e foi o impulsionador de uma nova agenda de programação cultural de Viseu que marcou a face da cidade na última década.

Natural do Porto, com 46 anos, é atualmente dirigente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) nas áreas da Comunicação e da Cultura e assessor do presidente daquela instituição, António Cunha. Jorge Sobrado participou ativamente na elaboração das medidas para a Cultura e Património do próximo programa de fundos europeus para a Região Norte, assim como na organização das comemorações do centenário de Agustina Bessa-Luís.

Jorge Sobrado é ainda professor convidado na Universidade do Porto e da Universidade Lusófona, nas áreas da Comunicação e Retórica. O novo diretor do Museu da Cidade e das bibliotecas municipais adquire, assim, o perfil de um gestor de projetos culturais, com uma forte experiência em gestão de projetos e na área da comunicação pública.

No que respeita ao Museu da Cidade, caberá à direção de Jorge Sobrado desenvolver um programa de intervenções tendo por base uma revisitação do projeto e a seleção e contratualização de programas e colaborações curatoriais, de carácter artístico, científico ou de programação cultural. A iniciativa “Um Objeto e seus Discursos” regressará à programação.

+ notícias: Norte

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Aldeia de Vila Pouca de Aguiar aquecida por biomassa em projeto fronteiriço

As obras para aquecimento de casas da aldeia de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, através de uma central de biomassa que reaproveita sobrantes da limpeza da floresta, vão arrancar e inserem-se num projeto-piloto transfronteiriço, foi anunciado.

Orçamento de 17,7 milhões da CIM do Alto Minho para 2026 terá 50% dedicado a despesa para transportes

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, “um aumento de cerca de 7% face a 2025”, com os transportes a representar cerca de 50% da despesa.