Norte do país com risco de inundações devido à previsão de chuvas fortes. Atente os conselhos da Proteção Civil

Norte do país com risco de inundações devido à previsão de chuvas fortes. Atente os conselhos da Proteção Civil
| Norte
Porto Canal / Agências

A Proteção Civil alertou esta terça-feira para o risco de inundações na quarta e quinta-feira nas regiões do Norte e Centro devido à previsão de chuva por vezes forte e persistente.

Num aviso dirigido à população, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recomenda, em especial nas zonas mais vulneráveis, a "desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas".

Segundo a ANEPC, as previsões meteorológicas apontam para quarta e quinta-feira "precipitação por vezes forte e persistente, em especial no Norte e Centro, com risco de inundações urbanas".

Nas mesmas regiões, no litoral, podem também ocorrer trovoadas e vento forte, com rajadas até 85 quilómetros por hora.

À possibilidade de ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de água da chuva por "obstrução dos sistemas de escoamento", a ANEPC acrescenta o risco de cheias "potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras".

A Proteção Civil alerta ainda para o risco de deslizamentos de terra e derrocadas, contaminação de fontes de água potável por "inertes resultantes de incêndios florestais", desprendimento de estruturas móveis ou mal fixadas e arrastamento de objetos soltos para as estradas devido ao vento forte.

Na lista de recomendações, a ANEPC aconselha a fixação adequada de estruturas como andaimes e painéis publicitários, desaconselhando a circulação e permanência em zonas ribeirinhas sujeitas ao galgamento do mar, bem como a prática da pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

A ANEPC recomenda igualmente a redução da velocidade nas estradas, devido à possibilidade de formação de lençóis de água, e que se evite atravessar zonas inundadas, para precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas".

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.