Bispo do Porto acusado de não ter dado crédito a abuso sexual há 18 anos
Porto Canal
Antiga aluna do atual bispo do Porto, Manuel Linda, acusa-o de não lhe ter dado atenção quando, há cerca de 18 anos, em Vila Real, a ouviu confessar-lhe um relacionamento com o padre Heitor Antunes, pároco de Nogueira da altura, e de quem terá sofrido abusos sexuais aos 12 anos de idade. Quando a mulher abordou o então professor Manuel Linda, "ele disse a que a culpa era minha".
Em Vila Real, Manuel Linda era professor de Educação Moral e Religiosa, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco. A antiga aluna afirma que tinha 13 ou 14 anos, quando abordou o professor, à saída de uma aula, e o acompanhou até à porta do Seminário. "Ali, contei-lhe que, mesmo sendo menor, tinha um envolvimento com o padre Heitor. Ele disse que a culpa era minha. Que eu é que andava a atrás dele", revela a mulher em entrevista ao Correio da Manhã.
Diz que desabafou porque não se estava a sentir bem com a situação. "Queria ouvir um conselho ou que falasse com ele. Com aquela resposta saí de lá a chorar. Depois, pedi ao meu pai para mudar para um colégio interno de Vila Nova de Gaia para poder afastar-me. Heitor descobriu onde eu estava e reatámos a relação".
Manuel Linda garantiu não se lembrar deste caso e foi muito criticado depois de, no início do mês de outubro, ter dito que o abuso sexual de menores "não é um crime público" e, por isso, "não há obrigatoriedade de denúncia". A afirmação foi também desmentida por outras figuras da Igreja.
Em comunicado enviado às redações, Manuel Linda, Bispo do Porto, já reagiu à acusação. "Não me consigo recordar minimamente de nada parecido com essa denúncia. Se alguma vez tivesse recebido alguma denúncia, teria reportado imediatamente ao meu Bispo. Agora, e como Bispo do Porto, espero que nunca uma denúncia como esta fique sem resposta e que qualquer vítima possa denunciar e partilhar essa dor. Se alguma vez uma denúncia não teve acolhimento pela Igreja, só posso pedir perdão por essa falha".