FC Porto apresenta lucros de 20,76 milhões e garante saída do “fair play” financeiro

FC Porto apresenta lucros de 20,76 milhões e garante saída do “fair play” financeiro
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto apresentou esta terça-feira lucros de 20,765 milhões de euros referentes à época 2021/2022, comunicou o clube à Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM). Este é já o segundo ano consecutivo de resultados positivos para os ‘Dragões’, que ficam assim definitivamente fora do Fair Play Financeiro da UEFA.

Dos resultados tornados públicos, destaca-se o contributo das receitas provenientes da venda de passes de jogadores (83,7 milhões). Também a recuperação de receitas de bilheteira para níveis próximos do período pré-pandemia, bem como a redução de custos com pessoal na ordem dos 9,7 milhões de euros, contribuiu para os lucros agora apresentados.

O crescimento do ativo em 24,7 milhões de euros, para um valor superior a 418,4 milhões, é outro dos pontos positivos nas contas referentes à época desportiva que encerrou a 30 de junho.

Este é o segundo ano consecutivo em que o clube apresenta lucros. Em 2020/2021, o FC Porto registou resultados positivos na ordem dos 19,3 milhões de euros.

‘Dragões’ garantem saída do “Fair Play” Financeiro da UEFA

A 2 de setembro, a UEFA comunicou um “ligeiro incumprimento” do FC Porto no que diz respeito às regras do Fair Play Financeiro e ao “Settlement Agreement”, tendo por base os resultados de 2020/2021. Na sequência dessa avaliação, o comité informou que ficava a aguardar que “o resultado do ponto de equilíbrio agregado para os anos financeiros de 2019, 2020, 2021 e 2022 estivesse de acordo com os requisitos.”

Em comunicado emitido no mesmo dia, o clube azul e branco garantiu que, àquela data, e tendo em conta os resultados previstos de 2021/2022, já teria conseguido “superar as metas estabelecidas pelo acordo”, o que seria “formalmente transmitido às instâncias competentes no mês de outubro.”

Os resultados apresentados nesta terça-feira confirmam as previsões traçadas há um mês. Os ‘Dragões’ cumprem as exigências da UEFA e sairão, em definitivo, da supervisão do organismo europeu.

+ notícias: Desporto

FC Porto: José Tavares assume o cargo de treinador interino

A FC Porto - Futebol, SAD informa que o plantel principal será interinamente orientado por uma equipa técnica dirigida por José Tavares, o atual diretor da formação do clube.

FC Porto: De volta ao Olival sob o comando de José Tavares

O plantel principal do FC Porto regressou ao trabalho e começou a preparar a receção ao Olympiacos, embate da sétima ronda da Liga Europa agendado para as 17h45 de quinta-feira no Estádio do Dragão (Sport TV5). José Tavares orientou o primeiro treino enquanto técnico internino durante a tarde desta segunda-feira no Olival.

Victória Alves: “Temos de mostrar que somos mais fortes”

Depois da derrota em Guimarães, a equipa de voleibol do FC Porto desloca-se à Eslovénia para defrontar o Calcit Kamnik na sexta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões (quarta-feira, 16h00, Porto Canal). Para Victória Alves, é crucial “olhar para dentro, perceber as falhas e subir os níveis de confiança”, de forma a contrariar os esforços “de uma equipa muito forte”, que “não perde um jogo no campeonato” e tem “a moral mais alta”. “Somos capazes, estamos aqui para ganhar jogos e temos de mostrar que somos mais fortes”, garante a zona 4 portista.