Surpresa no julgamento dos e-mails. Autor do parecer da ERC contra Porto Canal é sócio e accionista do Benfica

Surpresa no julgamento dos e-mails. Autor do parecer da ERC contra Porto Canal é sócio e accionista do Benfica
| Desporto
Porto Canal

A sessão da tarde desta sexta-feira do julgamento relativo à divulgação de e-mails do Benfica no Porto Canal ficou marcada pela audição de Carlos Landim.

O jurista da Entidade Reguladora para a Comunicação Social e autor do parecer da ERC que tem vindo a ser considerado ponto de partida para os processos judiciais contra Francisco J. Marques, Diogo Faria e Júlio Magalhães, usado também na fundamentação do acórdão do processo cível que levou já à condenação do FC Porto, reconheceu em tribunal que é sócio e acionista do Benfica. Carlos Landim disse ainda que “tem adereços” do clube da Luz nos escritórios da ERC.
O jurista afirmou não ver, no entanto, qualquer incompatibilidade e garante ter-se sentido apto para a formulação do parecer com isenção.

Em 2018, a deliberação da ERC contra o Porto Canal causou estranheza pela dimensão invulgar (142 páginas), profundidade e celeridade. Na fundamentação surgiu pela primeira vez a tese da “truncagem”, que foi imputada a Francisco J. Marques com base na comparação entre e-mails lidos no programa Universo Porto da Bancada e os mesmos e-mails publicados na comunicação social.

Um dos advogados do Benfica, Saragoça da Matta, é simultaneamente prestador de serviços do regulador.

Na sequência da audição como testemunha de Carlos Landim, Nuno Brandão, advogado de Francisco J. Marques, pediu a extração de uma certidão para juntar ao processo de impugnação da deliberação da ERC no tribunal administrativo.

+ notícias: Desporto

Na mira da justiça. Dirigentes do Benfica suspeitos de desvio de 6 milhões de euros 

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e a Polícia Judiciária (PJ) têm fortes suspeitas de que o ex-líder das ‘Águias’ Luís Filipe Vieira, juntamente com Rui Costa, o antigo administrador da SAD dos encarnados, Domingos Soares Oliveira e o ex-assessor jurídico, Paulo Gonçalves, terão encetado, entre 2014 e 2020, um alegado plano para desviar cerca de seis milhões de euros dos cofres da Benfica SAD, através de contratos de intermediação de jogadores falsos.

FC Porto: Treino matinal a pensar na última jornada da Liga

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde deu início à preparação para o jogo com o SC Braga (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio Municipal de Braga, a contar para a 34.ª e última jornada do campeonato.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.