Porto: Sala de consumo assistido em funcionamento há 1 mês

Porto: Sala de consumo assistido em funcionamento há 1 mês
| Norte
Porto Canal

A unidade de consumo assistido entrou em funcionamento no dia 24 de agosto, com duas salas de consumo vigiado e acompanhamento dos utentes.

A data foi divulgada, esta quinta-feira, por Catarina Araújo, vereadora da Câmara Municipal do Porto, com o Pelouro da Saúde, na reunião do conselho de segurança da cidade.

O projeto, que na opinião do PSD e da CDU pecou por tardio, viu a obra ser concluída já em julho deste ano, com um orçamento de 650 mil euros, avançou a vereadora.

A unidade conta com duas salas de consumo vigiado, um gabinete médico e de enfermagem, outro psicossocial, um gabinete de pós-consumo e dois wc’s equipados com chuveiro, à disposição dos utentes, sendo que cada gabinete está dotado de profissionais que monitorizam os consumos, mas não só.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O projeto, ainda piloto, presta um conjunto de serviços alargado, como a distribuição de materiais de prevenção, kits de seringa e cachimbos, assim como um trabalho de educação para a saúde e de práticas de consumo mais seguro, alteração de vias de consumo, com o objetivo de transição do injetável para o fumado e a não partilha de materiais entre os utilizadores.

A par deste trabalho, e estando a temática da segurança em cima da mesa nas últimas reuniões camarárias, está igualmente a ser desenvolvido um trabalho de sensibilização, junto dos utentes, para o não descarte dos materiais de consumo na via pública, algo que tem sido alargadamente discutido, relativamente às zonas da Pasteleira e Pinheiro Torres.

Entre os serviços disponibilizados por esta unidade amovível, estão também o acesso a cuidados de saúde básicos, a vacinação contra as hepatites A e B e o auxílio no acesso a apoios sociais a que eventualmente possam ter direito.

Em pouco mais de um mês, já foram rastreados casos de tuberculose e VIH, entre os utentes que chegam dos mais variados pontos do país, que se deslocam propositadamente à unidade ou simplesmente porque a localização é privilegiada, uma vez que se situa estrategicamente ao lado do ‘centro comercial da droga’, o bairro Pinheiro Torres. Os casos detetados são devidamente encaminhados para as unidades de saúde, com as quais já existe inclusive um protocolo e são elas o Hospital de São João, Hospital Sto. António e Hospital de Gaia-Espinho.

Ao Porto Canal, a Agência Piaget para o Desenvolvimento, que lidera o consórcio, diz que os primeiros dados estatísticos serão revelados no final do primeiro trimestre, altura em que estarão consolidadas todas as rotinas da unidade. A direção mostra-se já bastante satisfeita com a resposta que tem sido possível dar, no primeiro mês de funcionamento de uma sala de consumo assistido, que gerou muita polémica, mas que era igualmente aguardada por uma grande fação da cidade do Porto.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.