Eleições no Brasil: Associação Sociocultural Luso-brasileira encontra na abstenção motivo para o resultado

| Política
Porto Canal

A votação do passado domingo deu mais de 56,8 milhões de votos e 48,30% ao ex-presidente Lula da Silva e 51 milhões e 43,31% ao atual presidente Jair Bolsonaro. O Porto Canal foi até à cidade dos arcebispos e para ver algumas das reações aos resultados das presidenciais . Em conversa com a presidente da Associação Sociocultural Luso-brasileira de Apoio à Integração em Portugal, Alexandra Gomide atira o motivo deste resultado para a abstenção. De trinta mil eleitores brasileiros, cerca de 17 mil não compareceram às urnas, explicou a presidente.

A notícia da segunda volta das eleições presidenciais não foi recebida com surpresa na associação. "Independentemente do candidato, ambos têm de ter condições para trabalhar", disse a presidente.

A UAI tem sede em Braga, local onde reside a maior comunidade brasileira. Até 30 de outubro, data do "segundo turno", decorrerá uma nova fase da campanha, marcada por debates entre os agora dois únicos candidatos a Presidente. Na mesma data, está prevista a votação nas eleições para governadores estaduais que não ficaram definidas à primeira volta. Esses são os casos de Baía, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Roraima, Sergipe e São Paulo.

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.