Notícia Porto Canal. Alta Velocidade até Aeroporto do Porto antecipada para a primeira fase do projeto

| Norte
Porto Canal

O Governo vai antecipar a construção do troço entre Campanhã e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro para a primeira fase do projeto da linha de alta velocidade. A informação foi confirmada ao Porto Canal por fonte do Ministério das Infraestruturas, mas ainda não foi oficializada. A notícia surge um dia depois da apresentação formal do projeto, que decorreu esta quarta-feira, no Porto.

De acordo com a informação divulgada pelas Infraestruturas de Portugal, a ligação entre a estação de Campanhã e o Sá Carneiro estava prevista apenas para depois de 2030. O Porto Canal sabe agora que o executivo de António Costa quer antecipá-la, para aumentar a competitividade do aeroporto do Porto.

Segundo fonte próxima do Ministro Pedro Nuno Santos, com esta alteração, a área de influência do aeroporto alarga-se assim para sul. Além disso, com a extensão da alta velocidade até Vigo, o aeroporto Francisco Sá Carneiro poderá também servir, de forma mais eficaz, a região da Galiza.

A linha de alta velocidade Lisboa-Porto vai começar a ser construída a Norte. Na primeira fase do projeto, está prevista a ligação entre o Porto e Soure, que deverá estar concluída entre 2026 e 2028. Na segunda fase, a linha segue até ao Carregado, com o tempo de viagem entre as duas principais cidades do país a fixar-se em 1 hora e 19 minutos.

Depois disso, em 2030, o objetivo era fazer de imediato a conexão a Lisboa, mas essa ligação deverá esperar, para ser antecipada a construção do troço Campanhã-Sá Carneiro. Para o Governo, os quatro minutos que a viagem iria perder com a extensão da linha até à capital não compensam o investimento. Por isso, os fundos serão gastos, em primeiro lugar, na construção do túnel subterrâneo que irá unir a estação de Campanhã ao Aeroporto do Porto.

Ou seja, ao contrário do que foi inicialmente anunciado no Programa Nacional de Investimentos, a ligação Porto-Lisboa no TGV não demorará, logo em 2030, 1 hora e 15 minutos. Apesar disso, a principal estrutura aeroportuária do Norte do país vai ficar mais acessível.

A partir do Porto ou de Vila Nova de Gaia, vão bastar apenas 12 minutos para chegar ao aeroporto. Além disso, com a extensão da linha de alta velocidade até Braga, a cidade vai ficar a apenas 57 minutos do Sá Carneiro. Atualmente são necessárias quase duas horas para fazer o percurso.

+ notícias: Norte

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Homem com 50 anos desaparecido no rio Douro em Bragança

Um pescador lúdico com cerca de 50 anos de idade está desaparecido desde o início da tarde desta terça-feira, no rio Douro, junto à freguesia de Mazouco, no município de Freixo de Espada à Cinta, confirmou ao Porto Canal fonte da GNR de Bragança.

Espaços Cidadão instalados este ano em seis freguesias de Oliveira do Hospital

O Espaço Cidadão, que reúne diferentes entidades num único balcão, vai ser instalado este ano em seis freguesias do concelho de Oliveira do Hospital, revelou esta terça-feira a Câmara Municipal.