Notícia Porto Canal. Alta Velocidade até Aeroporto do Porto antecipada para a primeira fase do projeto
Porto Canal
O Governo vai antecipar a construção do troço entre Campanhã e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro para a primeira fase do projeto da linha de alta velocidade. A informação foi confirmada ao Porto Canal por fonte do Ministério das Infraestruturas, mas ainda não foi oficializada. A notícia surge um dia depois da apresentação formal do projeto, que decorreu esta quarta-feira, no Porto.
De acordo com a informação divulgada pelas Infraestruturas de Portugal, a ligação entre a estação de Campanhã e o Sá Carneiro estava prevista apenas para depois de 2030. O Porto Canal sabe agora que o executivo de António Costa quer antecipá-la, para aumentar a competitividade do aeroporto do Porto.
Segundo fonte próxima do Ministro Pedro Nuno Santos, com esta alteração, a área de influência do aeroporto alarga-se assim para sul. Além disso, com a extensão da alta velocidade até Vigo, o aeroporto Francisco Sá Carneiro poderá também servir, de forma mais eficaz, a região da Galiza.
A linha de alta velocidade Lisboa-Porto vai começar a ser construída a Norte. Na primeira fase do projeto, está prevista a ligação entre o Porto e Soure, que deverá estar concluída entre 2026 e 2028. Na segunda fase, a linha segue até ao Carregado, com o tempo de viagem entre as duas principais cidades do país a fixar-se em 1 hora e 19 minutos.
Depois disso, em 2030, o objetivo era fazer de imediato a conexão a Lisboa, mas essa ligação deverá esperar, para ser antecipada a construção do troço Campanhã-Sá Carneiro. Para o Governo, os quatro minutos que a viagem iria perder com a extensão da linha até à capital não compensam o investimento. Por isso, os fundos serão gastos, em primeiro lugar, na construção do túnel subterrâneo que irá unir a estação de Campanhã ao Aeroporto do Porto.
Ou seja, ao contrário do que foi inicialmente anunciado no Programa Nacional de Investimentos, a ligação Porto-Lisboa no TGV não demorará, logo em 2030, 1 hora e 15 minutos. Apesar disso, a principal estrutura aeroportuária do Norte do país vai ficar mais acessível.
A partir do Porto ou de Vila Nova de Gaia, vão bastar apenas 12 minutos para chegar ao aeroporto. Além disso, com a extensão da linha de alta velocidade até Braga, a cidade vai ficar a apenas 57 minutos do Sá Carneiro. Atualmente são necessárias quase duas horas para fazer o percurso.