Duarte Lima sai em liberdade condicional da prisão da Carregueira 

Duarte Lima sai em liberdade condicional da prisão da Carregueira 
| País
Porto Canal

Duarte Lima, ex-líder parlamentar do PSD, que estava a cumprir pena de prisão no Estabelecimento Prisional da Carregueira, em Sintra, no âmbito do caso Homeland, por burla qualificada ao BPN (Banco Português de Negócios), vai sair em liberdade condicional. 

 

 

O antigo líder parlamentar do PSD foi, em 2014, condenado a seis anos de prisão por burla qualificada no caso BPN (Banco Português de Negócios). Agora aguardará em liberdade condicional o julgamento do caso da morte de Rosalina Ribeiro, , antiga secretária e companheira do milionário português Lúcio Tomé Feteira.

Sublinhe-se que o ex-deputado social-democrata se encontrava preso desde abril de 2019, faltando-lhe cumprir, nessa altura, três anos e meio da pena de prisão de seis anos a que foi condenado em 2014. Durante a investigação, Duarte Lima esteve em prisão preventiva e domiciliária, tendo, por isso, sido descontados dois anos e meio à pena final.

Apesar do ex-líder parlamentar dos sociais-democratas ter confessado os factos pelos quais foi condenado no processo do BPN (uma burla de cerca de 43 milhões de euros), o Tribunal de Execução de Penas rejeitou, no início do verão, dar-lhe liberdade condicional, defedendo que o arguido não interiorizou a culpa.

Lima recorreu da decisão e agora o Tribunal da relação de Lisboa decidiu libertá-lo com efeitos imediatos. 

Duarte Lima aguardará, assim, em liberdade o julgamento do caso de Rosalina Ribeiro por ter alegadamente, em 2009 no Brasil, ter matado a tiro a, à data, sua cliente. Recorde-se que o corpo da vítima foi, de seguida, abandonado na berma de uma estrada de terra batida em Maricá, nos arredores do Rio de Janeiro.

O início do julgamento está marcado para 23 de novembro, no Tribunal de Sintra.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.