Seis ministros moçambicanos entram no novo Comité Central da Frelimo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seis ministros do atual Governo moçambicano foram eleitos entre os novos membros do Comité Central da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), anunciou hoje o partido no poder.

Entre os novos membros, eleitos na segunda-feira, durante o quarto dia do 12.º Congresso do partido, destacam-se Adriano Maleiane (primeiro-ministro), Max Tonela (Economia e Finanças), Helena Kida (Justiça), Ana Comoana (Administração Estatal e Função Pública) Josefina Mpelo (Combatentes) e Eldevina Materula (Cultura e Turismo).

Entre os novos membros está Jacinto Nyusi, filho mais velho do atual chefe de Estado, N´aite Chissano, filho do antigo Presidente da República Joaquim Chissano, bem como Alberto Chipande Júnior, filho do antigo ministro da Defesa e membro histórico da Frelimo Alberto Chipande.

Filipe Nyusi, por inerências de funções, e Alberto Chipande são membros da Comissão Política.

Neste congresso, passou a vigorar a nova disposição do órgão, que cresceu de 230 para 250 militantes e determina que 60% transitem do mandato anterior e 40% entrem pela primeira vez no órgão.

Durante a reunião magna, foram eleitos 81 membros, sendo que a maioria já tinha sido eleita antes da realização do congresso, durante as conferências provinciais ocorridas no início deste mês.

Hoje, o 12.º Congresso da Frelimo vai eleger o secretário-geral, Comissão Política e Comité de Verificação, que é o órgão de disciplina do partido, bem como proceder a uma revisão dos estatutos da organização.

Depois do congresso, passará pelos novos órgãos a escolha do candidato às eleições presidenciais de 2024.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.