Estaleiros: PCP quer deixar claro "pesada responsabilidade" dos vários Governos

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 7 jul (Lusa) - O PCP entregou hoje cerca de 70 propostas de alteração ao relatório da comissão de inquérito aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) visando deixar claro a "pesada responsabilidade" dos Governos e administrações no desmantelamento da empresa.

"Nestas propostas, baseadas em factos objetivos e em informações recolhidas ao longo do inquérito, queremos deixar registada a pesada responsabilidade dos governos e das sucessivas administrações dos ENVC por eles nomeadas no processo que conduziu ao desmantelamento da empresa", afirmou a deputada Carla Cruz, em conferência de imprensa.

Entre as conclusões que vai propor, o PCP destacou que "resultou claramente dos trabalhos" da comissão o "peso que a decisão de cancelamento das encomendas para a Marinha, o arrastamento sem execução dos navios asfalteiros para a Venezuela e o inacreditável processo dos navios Atlântida e Anticiclone tiveram como motivos justificadores da decisão final de encerramento".

Para Carla Cruz, o relatório proposto pela deputada do PSD Ângela Guerra apresenta "conclusões parciais" e refletem a "visão governamentalizada dos acontecimentos que rodearam a decisão de liquidar" os ENVC, "branqueiam a atuação do Governo PSD/CDS-PP" e "assumem o claro propósito de proteger o desempenho do ministro da Defesa Nacional [José Pedro Aguiar-Branco] neste processo".

A comissão de inquérito que visou o apuramento das responsabilidades sobre o processo que levou à subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ENVC reúne-se na terça-feira para discutir e votar o relatório e propostas de alteração.

SF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.