Interior Norte e Centro com 100 concelhos em perigo máximo de incêndio

Interior Norte e Centro com 100 concelhos em perigo máximo de incêndio
Porto Canal
| Norte
Porto Canal/Agências

Cerca de uma centena de concelhos do interior Norte e Centro mantêm-se esta quarta-feira em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, estão em perigo máximo cerca de outros 100 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Porto, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém e Portalegre.

Em perigo muito elevado o IPMA colocou cerca de 50 concelhos dos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga, Viana do Castelo, Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Leiria e Coimbra.

Já em perigo elevado estão mais 60 concelhos dos distritos de Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo, Faro, Beja, Évora, Portalegre, Santarém, Lisboa e Leiria. 

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Desde o início do ano, as mais de 5758 ocorrências de fogo já afetaram 25 001 hectares de espaços rurais. No último dia de julho, os incêndios tinham destruído mais de 10 545 hectares de espaços rurais.

Para hoje, o IPMA prevê a continuação de tempo quente no interior e uma descida da temperatura máxima no litoral Centro e Norte, exceto no nordeste transmontano, e uma pequena subida da temperatura máxima no Algarve.

Estão igualmente previstos períodos de céu muito nublado, diminuindo gradualmente a nebulosidade de sul para norte a partir do início da tarde, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira a norte do Cabo Raso, onde poderá ocorrer chuvisco até fim da manhã.

Quanto a temperaturas, as mínimas vão variar entre os 17º Celsius (Vila Real, Braga, Viana do Castelo, Viseu e Sines) e os 22ºC (Castelo Branco) e as máximas entre os 23ºC (Viana do Castelo) e os 38ºC (Bragança).

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.