Adepto do FC Porto com filha ao colo insultado e expulso da bancada no Estoril. O que disseram Governo e Liga em casos semelhantes

Adepto do FC Porto com filha ao colo insultado e expulso da bancada no Estoril. O que disseram Governo e Liga em casos semelhantes
| Desporto
Porto Canal

Um adepto do FC Porto com a filha ao colo foi insultado por adeptos do Estoril, esta tarde, durante o jogo que opõs os dois clubes. O adepto teve mesmo de se retirar da bancada após intervenção dos seguranças presentes no local.

Ao minuto 36 da primeira parte, ainda antes do golo do Estoril, os adeptos do Estoril festejaram o golo anulado ao FC Porto e cuspiram na direção do adepto do FC Porto.

Há precisamente uma semana, numa situação semelhante, um jovem adepto do Benfica foi impedido de entrar no estádio do Famalicão com a camisola do clube da Luz, facto que levou o pai a entrar no estádio com a criança em tronco nu e a expor fotografias do menor nas redes sociais.

Na sequência do caso, Pedro Proença, Presidente da Liga, e de João Paulo Correia, Secretário de Estado do Desporto, intervieram publicamente.

O Presidente da Liga recorreu às redes sociais para expressar a posição do organismo que organiza as competições profissionais de futebol: “Se queremos que o futebol seja uma festa para as famílias, temos de refletir quanto ao significado de uma criança ser obrigada a despir a camisola do seu emblema pelo simples facto de estar numa bancada onde a maioria dos adeptos torce por outro clube. Não é este o futebol que queremos”, afirmou Proença.

Já o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, afirmou que o que se passou exige “o maior protesto”, pelo que entende que “as entidades envolvidas têm de prestar esclarecimentos pelo sucedido”.

Na rede social twitter, o representante do governo afirmou que a criança “foi vítima de intolerância implacável num estádio de futebol por parte de representantes do promotor do jogo. Foi ainda submetida à indignidade de ficar semi-despida para que pudesse continuar a assistir ao jogo.”

 

 

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

Victória Alves: "Vamos fazer de tudo para sermos campeãs"

Ambição é palavra de ordem para Victória Alves antes do que pode ser o jogo do título (domingo, 17h00).

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.