Quatro anos depois, o Mercado do Bolhão está de volta

Quatro anos depois, o Mercado do Bolhão está de volta
| Porto
Porto Canal

O Mercado do Bolhão ganhou novamente vida esta quinta-feira. Com os comerciantes de volta à verdadeira casa e os compradores a manterem a tradição, foi assim que se iniciou esta nova etapa do mercado.

Coube a Rui Moreira a inauguração do espaço que foi alvo de obras complexas nos últimos quatro anos. Para o autarca, o reabrir das portas fica marcado pela “cumplicidade com os comerciantes”, até mesmo “com as pessoas mais céticas” que, apesar de desconfiadas no inicio, reconhecem, agora, que o objetivo foi cumprido. “Instalamos aqui um espaço permanente de interação com os comerciantes. No fundo, por um lado, para ganhar a sua confiança, mas também para perceber qual era o anseio deles, o que é que eles queriam.”

Em comunicado, o presidente da Câmara Municipal do Porto relembrou que a restauração, pretendida há mais de 40 anos, era essencial para fazer renascer o mercado. Para o autarca, o Bolhão “tem de ser capaz de concorrer com o que há de melhor, com os supermercados e com as grandes superfícies”.

O Mercado do Bolhão foi um investimento de grande valor para a cidade. A obra de restauro, inicialmente avaliada em 22 milhões de euros, teve um acréscimo de 15% . “Estamos a falar de 50 milhões de euros, 26 milhões para as obras e cerca de 24 para manter o que eu chamaria de património imaterial.”

Depois de quatro anos de obras, e 40 de espera por parte dos comerciantes, Rui Moreira admitiu estar contente com o resultado obtido e fez uma promessa: “tenho a certeza que vou continuar a vir cá”.

 

+ notícias: Porto

As imagens dos milhares de cravos que encheram as ruas do Porto

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.

Mais de 15 mil passageiros viajaram à boleia da nova linha da STCP

A nova linha 404 da STCP, que faz ligação entre o Hospital São João e o Terminal Intermodal de Campanhã, registou mais de 15 mil validações no primeiro mês. Esta foi a primeira linha criada pela empresa em 20 anos.

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.