Câmara do Porto adianta que Carta Municipal da Habitação concluída em 2023

Câmara do Porto adianta que Carta Municipal da Habitação concluída em 2023
| Norte
Porto Canal / Agências

O vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, Pedro Baganha, afirmou hoje estar já em curso a elaboração da Carta Municipal da Habitação, com previsão de estar concluída no segundo semestre do próximo ano.

“O município já iniciou o trabalho e está a ser feito. Não teremos a Carta Municipal de Habitação antes da segunda metade do próximo ano”, afirmou Pedro Baganha, durante a reunião do executivo.

Após questionado pela Vereadora do BE, Maria Manuel Rola, que substituiu Sérgio Aires na reunião, o vereador do Urbanismo salientou que a 21 de outubro está previsto um congresso “destinado a discutir o que é uma carta municipal da habitação”, dada a “ausência de definição legal” da mesma.

Em setembro de 2020, Pedro Baganha adiantava, em reunião de executivo, não estarem reunidas as condições para a elaboração da Carta Municipal de Habitação por a legislação complementar e regular da Lei de bases da Habitação não ter sido, à época, publicada.

De acordo com a Lei de Bases da Habitação, em vigor desde 01 de outubro de 2019, este documento habilita o município a recorrer ao reforço das áreas destinadas a uso habitacional nos Planos Diretores Municipais, ou outros planos territoriais, e a condicionar operações urbanísticas privadas ao cumprimento das metas definidas na Carta Municipal de Habitação para habitação permanente e a custos controlados.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.