11 de setembro: 21 anos do maior atentado terrorista da História
Porto Canal
Assinalam-se este domingo os 21 anos do atentado às Torres Gémeas em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Foi o maior atentado terrorista da História que matou mais de 3 mil pessoas.
O presidente norte-americano, Joe Biden, vai participar hoje numa sessão solene junto ao Memorial do Pentágono, na Virgínia, assim como o secretário da Defesa e o chefe de Estado-Maior.
Na cidade de Nova Iorque vão ser lidos os nomes de todas as vítimas, acompanhados por momentos de silêncio e homenagens.
O atentado começou às 8h46 do dia 11 de setembro de 2001, quando o primeiro avião, um Boeing 767, que fazia um voo de Boston a Los Angeles, atingiu a torre Norte do World Trade Center.
O incidente começou a ser acompanhado ao vivo nas televisões em todo mundo quando, às 9h03, 17 minutos depois do primeiro ataque, um segundo Boeing 767, que também saíra de Boston com destino a Los Angeles, embateu contra a torre Sul.
Mais tarde, às 9h37, o terceiro avião, um Boeing 757, que fazia o voo de Washington a Los Angeles, atingiu uma das laterais do Pentágono.
Na altura, havia já informações que davam conta de um quarto avião, um Boeing 757, que saiu de Newark, em Nova Jersey, com destino a San Francisco, mas acabou por cair na Pensilvânia, às 10h03. De acordo com investigações feitas na altura, o avião, supostamente, dirigia-se para a Casa Branca, a residência oficial do presidente americano, em Washington D.C.
Após o embate dos aviões, em Nova Iorque, as do WTC desabaram.
