De Ex-Secretário de Estado a escolhido para assumir a Pasta da Saúde. O perfil de Manuel Pizarro 

De Ex-Secretário de Estado a escolhido para assumir a Pasta da Saúde. O perfil de Manuel Pizarro 
| País
Porto Canal

Com experiência no cargo (foi secretário de Estado entre 2008 e 2011), assumiu funções de eurodeputado desde 2019. Nome próximo de António Costa (integrou o primeiro Secretariado Nacional do atual primeiro-ministro), foi também candidato duas vezes à Câmara do Porto e serviu de âncora a todas as candidaturas autárquicas 2021 da Área Metropolitana do Porto. Dá agora o passo seguinte, assumindo a exigente Pasta da Saúde. 

O médico líder da Federação Distrital do PS Porto é o homem forte da região.

Manuel Pizarro poderá, assim, suprir a “necessidade política” de um Governo fragilizado, mas que ainda tem quatro longos anos de maioria absoluta pela frente. Aquando da demissão de Marta Temido, a 30 de agosto de 2021, fonte próxima do eurodeputado deu a entender, ao Porto Canal que Manuel Pizarro estava interessado no cargo. Agora, surge a confirmação. 

No início do mês, o agora ministro, quando apontado ao cargo, disse ainda que naquele momento a questão não se colocava sem alguma vez negar disponibilidade e vontade para aceitar o cargo. Salientou as palavras de António Costa de que a escolha do novo minsitronão seria rápida. O prazo para o primeiro-ministro seria 15 de setembro, antes da aprovação do novo estatuto do SNS, mas tal foi antecipado, e a escolha recaciu mesmo sobre Pizarro. 

Fernando Araújo, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário São João e António Lacerda Sales, Ex-Secretário de Estado Adjunto da Saúde, chegaram a ser apontados ao cargo, contudo, António Costa optou por um nome mais ligado à política, ainda que com formação em medicina. 

De recordar também que o eurodeputado foi candidato por duas ocasiões à autarquia da Invicta, em 2013 e 2017.

No que respeita ao atual estado do SNS, Manuel Pizarro, ainda recentemente, teceu críticas à organização do mesmo, no frente-a-frente semanal na Noite Informativa do Porto Canal. O antigo Secretário de Estado da Saúde e dirigente do Partido Socialista afirmou que existe ”um centralismo exacerbadíssimo no Ministério da Saúde” e que há uma "ilusão burocrática" de que se vai resolver um problema de um sítio onde há mais carência acabando por não se resolver nenhum e gerando outros.

Pizarro colocava como prioridade “descentralizar a gestão do SNS, dar autonomia aos hospitais e às ARS”, uma vez que "o sistema tem de funcionar em rede".

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.