Piscinas municipais de Ansião encerradas por tempo indeterminado

Piscinas municipais de Ansião encerradas por tempo indeterminado
| Norte
Porto Canal / Agências

As piscinas municipais de Ansião, no distrito de Leiria, vão manter-se fechadas até que a situação de seca que atinge o país e, particularmente, o concelho, esteja ultrapassada, disse esta quarta feira o presidente da Câmara à agência Lusa.

"As piscinas, cobertas, encerram todos os anos entre 15 de agosto e 15 de setembro, para trabalhos de manutenção e limpeza. Este ano, decidimos não a encher de novo até que a situação de seca esteja ultrapassada", explicou António José Domingues.

Segundo o autarca, as piscinas "tinham uma afluência média mensal de 900 pessoas", com "aulas para crianças e idosos, e natação adaptada", existindo ainda protocolos com associações concelhias para a utilização do equipamento.

"Este conjunto de atividades fica, para já, suspenso", declarou António José Domingues, referindo a necessidade de perceber que a decisão é "um mal necessário" devido à seca.

António José Domingues acrescentou que em junho a Câmara tomou outras medidas para poupança de água nos serviços municipais, incluindo a lavagem de viaturas e a rega de jardins e outros espaços públicos.

A seca prolongada no continente está a afetar culturas, levou a cortes no uso da água e obrigou aldeias a serem abastecidas com autotanques.

Desde outubro de 2021 até agosto choveu praticamente metade do que seria o normal, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocava no final de julho 55,2% do continente em situação de seca severa e 44,8 em situação de seca extrema. Não havia nenhum local continental que estivesse em situação normal ou em seca fraca ou mesmo em seca moderada.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.