Unidades Móveis de Atendimento da PSP: balanço é “extremamente positivo”

Unidades Móveis de Atendimento da PSP: balanço é “extremamente positivo”
| Porto
Porto Canal

As unidades móveis de atendimento da Polícia de Segurança Pública que entraram em funcionamento no final de julho e acabaram por avariar horas depois já estão novamente operacionais, garantiu a PSP ao Porto Canal.

O Comando Metropolitano do Porto garante que o objetivo está a ser cumprido com um reforço do policiamento nas ruas.

“O balanço é extremamente positivo uma vez que a Unidade Móvel de atendimento e visibilidade permite aumentar a visibilidade policial e também a proximidade com o cidadão, sempre com o objetivo de aumentar o sentimento de segurança. O balanço é extremamente positivo, independentemente do número de atendimentos que a gente possa fazer.”.

No entanto, este reforço não é sentido por todos. Ao Porto Canal, António Fonseca, da Associação de Empresários do Centro Histórico do Porto, fala de um desinvestimento na segurança nas noites da cidade. “A presença policial tem que ser feita com regularidade e aguardar até que haja um escoamento total das pessoas que passaram ali a noite, e não só até às 3h00 ou 4h00.”

A Polícia de Segurança Pública explica que tem aumentado o policiamento nas ruas, mas que não é possível ter um agente à porta de todos os bares ou discotecas.

A PSP garante também que os serviços das unidades móveis vão continuar a ser assegurados entre a meia noite e as seis da manhã, passando pela Praça da Batalha, Praça de Gomes Teixeira, Estação da Trindade, Rua da Estação e Rua do Molhe, na Foz.

A 28 de julho foi inaugurada a Unidade Móvel de Atendimento da PSP no Porto com o objetivo de reforçar o policiamento nas ruas da cidade, em diferentes horários. No entanto, cerca de quatro horas depois da inauguração, a unidade móvel foi rebocada devido a uma avaria.

No dia seguinte surgiram notícias que davam nota de que a esquadra móvel de substituição da unidade que avariou, tinha ficado também inoperacional, pouco tempo depois de ter entrado em funcionamento. No entanto, a direção nacional da PSP desmentiu esta informação.

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Vandalizado mural na Maia dedicado ao 25 de abril

O Mural alusivo aos 50 anos do 25 de Abril de 1974 na Maia foi vandalizado durante a noite com pichagens de louvor a Salazar, anunciou a autarquia, que garantiu que a obra será na mesma inaugurada esta quinta-feira.

Desfile da Liberdade no Porto reúne milhares de pessoas

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.