Unidades Móveis de Atendimento da PSP: Comerciantes da Movida do Porto duvidam da atuação e da eficácia

Unidades Móveis de Atendimento da PSP: Comerciantes da Movida do Porto duvidam da atuação e da eficácia
| Porto
Porto Canal

Quinta-feira à noite a rua das galerias, no Porto, voltou a ganhar movimento.

O Porto Canal fez uma ronda entre a meia noite e a uma da manhã, nos locais selecionados pela PSP, mas não encontrou qualquer unidade móvel de atendimento.

Na inauguração destas unidades, em julho, a PSP explicou que o serviço deveria ser assegurado entre a meia noite e as seis da manhã, passando pela Praça da Batalha, Praça de Gomes Teixeira, pela Estação da Trindade, pela Rua da Estação e pela Rua do Molhe, na Foz.

Contactada pelo Porto Canal, a Polícia de Segurança Pública explicou que a Unidade pode adaptar os horários e os locais de passagem, de acordo com o movimento na cidade, e terá sido isso que aconteceu na quinta-feira.

O Comando Metropolitano do Porto garante que o objetivo está a ser cumprido com um reforço do policiamento das ruas do Porto, mas os proprietários dos estabelecimentos não concordam: “Da Unidade em si, do tempo em que está parada normalmente na Praça dos Leões, ainda não sentimos o impacto real dessa situação. É algo que é bem-vindo, mas se calhar é uma coisa paliativa para a realidade que nós temos neste momento.”.

Nos últimos meses, a noite na cidade tem regressado ao movimento que era normal no período pré-pandemia, mas a par da procura, aumentou também a criminalidade.

Os proprietários de bares e discotecas continuam a realçar a importância de aumentar o policiamento na cidade e mostram-se disponíveis para ajudar. “Temos vindo a alertar as autoridades de que é preciso policiamento presencial nas ruas da Movida do Porto, estando nós, empresários, dispostos através da nossa Associação, a comparticipar o custo desse policiamento como fizemos no passado.”.

Ao Porto Canal, a Polícia de Segurança Pública explica que não é possível ter um agente à porta de todos os bares ou discotecas.

 

 

+ notícias: Porto

Já circulam no Porto os carros da STCP que fiscalizam o estacionamento abusivo

Na tarde desta quinta-feira, foi avistado um veículo da STCP na zona das Antas, no Porto, com dois colaboradores no seu interior a fiscalizarem as viaturas mal-estacionados em frente às estações e nos corredor BUS.

PSD de Matosinhos denuncia existência de ratos nos jardins públicos do concelho

O PSD de Matosinhos denunciou esta quinta-feira a presença de ratos em jardins públicos do município, acusando a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro de “continuar a colocar em causa a saúde pública” apesar do alerta feito em fevereiro.

Zé Domingos, o Spiderman de Leça que entrou na discussão pelo Puskas

O próximo prémio Puskas pode estar a caminho de Leça da Palmeira. No passado dia 24 de março, Zé Domingos recebeu a bola no peito dentro da área de costas para a baliza e teve um momento de inspiração provavelmente único na carreira. “O meu instinto foi dominar para cima e fazer o pontapé de bicicleta”, contou o jogador do Leça ao Porto Canal. O que se seguiu está a correr o mundo do futebol.