Monkeypox: Número de infeções em Portugal sobe para 846

| País
Porto Canal / Agências

O número de casos confirmados em Portugal de infeção pelo vírus Monkeypox subiu para 846, mais 36 do que o total comunicado na semana passada, informou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os dados da DGS são divulgados semanalmente às quintas-feiras e atualizados até à quarta-feira anterior. Os primeiros cinco casos foram confirmados em Portugal em 03 de maio.

Segundo a informação hoje divulgada pela DGS, dos 749 casos de infeção indicados até quarta-feira ao Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, a maior parte (337) são pessoas entre os 30 e os 39 anos e homens (742).

A 16 de julho foi iniciada a vacinação dos primeiros contactos próximos de infetados, sendo que até 21 de agosto foram vacinados 286 contactos.

A DGS refere que continuam a ser identificados e orientados para vacinação os contactos elegíveis nas diferentes regiões, assinalando que, em articulação com o regulador nacional do medicamento e a comissão técnica de vacinação, "está a analisar e a avaliar as condições de operacionalização/disponibilização e equidade na gestão da reserva limitada de vacinas para a abordagem da vacinação preventiva".

"Esta análise e avaliação abrange aspetos técnicos e logísticos, além da autorização de utilização excecional e capacitação de profissionais de saúde para a utilização de doses reduzidas de vacinas para adultos".

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, os sintomas mais comuns da infeção por Monkeypox são febre, dor de cabeça intensa, dores musculares, dor nas costas, cansaço, aumento dos gânglios linfáticos com o aparecimento progressivo de erupções que atingem a pele e as mucosas.

Uma pessoa que esteja doente deixa de estar infecciosa apenas após a cura completa e a queda de crostas das lesões dermatológicas, período que poderá, eventualmente, ultrapassar quatro semanas.

O vírus Monkeypox transmite-se por contacto físico próximo, nomeadamente com as lesões ou fluidos corporais, ou por contacto com material contaminado, como lençóis, atoalhados ou utensílios pessoais.

Hoje, a Organização Mundial da Saúde apontou para sinais de desaceleração da epidemia na Europa. Portugal é um dos países europeus como mais casos diagnosticados.

+ notícias: País

Ministério Público pede pelo menos nove anos de pena de prisão para Manuel Pinho

O Ministério Público (MP) pediu, esta segunda-feira, uma pena não inferior a nove anos de prisão para o ex-ministro da Economia Manuel Pinho no julgamento do caso EDP, no qual responde em tribunal por corrupção passiva, fraude e branqueamento.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.