Ucrânia: Preço do gás com novo máximo devido a paragem anunciada no Nord Stream

Ucrânia: Preço do gás com novo máximo devido a paragem anunciada no Nord Stream
| Mundo
Porto Canal / Agências

O preço do gás europeu continuou esta sexta-feira a aumentar atingindo um novo recorde no encerramento, depois de ter sido anunciado que o fornecimento de gás através do gasoduto Nord Stream será interrompido durante três dias.

A dificuldade da União Europeia (UE) em acumular reservas suficientes para poder prescindir das exportações russas durante o inverno fez com que o preço dos futuros do gás TTF na Holanda (de referência na Europa) atingisse 257,40 euros, um nível inédito.

As entregas de gás russo à Europa através do Nord Stream 1 vão ser interrompidas entre 31 de agosto e 02 de setembro, devido à manutenção do gasoduto, anunciou esta sexta-feira a Gazprom.

"É preciso fazer manutenção a cada mil horas" de operação, indicou, em comunicado, a russa Gazprom, acrescentando que a unidade de compressão de gás Trent 60 ficará parada durante três dias e que a manutenção contará com a participação de técnicos da Siemens.

Após este período, o fornecimento será retomado com um nível de 33 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

O anúncio surge numa altura em que a Europa se depara com problemas energéticos, acusando a Rússia de usar esta fonte como chantagem.

Desde que os países ocidentais impuseram sanções a Moscovo na sequência do lançamento da ofensiva russa na Ucrânia, a Rússia tem feito várias reduções no fornecimento de gás à Europa.

Até ao ano passado, a Rússia estava na origem de 40% das importações de gás da União Europeia.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.