Coração do rei D. Pedro IV exposto pela primeira vez ao público este fim de semana

Coração do rei D. Pedro IV exposto pela primeira vez ao público este fim de semana
| Norte
Porto Canal

Antes de viajar temporariamente para o Brasil, no âmbito das celebrações do bicentenário da independência brasileira, o coração de D. Pedro IV estará pela primeira vez em exposição aberta ao público. Este fim de semana, 20 e 21 de agosto, é possível visitar a herança do rei no Salão Nobre da Irmandade da Lapa.

No sábado, a mostra estará em funcionamento entre as 10 e as 20 horas. No domingo, as visitas decorrem das 10h às 16h. A entrada é livre.

Será o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, a levar pessoalmente o coração de D. Pedro IV ao Brasil, durante a noite de 21 de agosto, com o apoio da Força Aérea brasileira. Na segunda-feira, o órgão chega ao Palácio do Planalto, em Brasília, para ser recebido com “honras militares”. A relíquia participará nas celebrações durante 20 dias, regressando à cidade do Porto no dia 9 de setembro.

A Câmara do Porto diz "associar-se ao Brasil na celebração do bicentenário da sua independência, em nome das importantes parcerias que têm sido estabelecidas ao longo da história e em torno da figura de D. Pedro IV. A viagem do órgão foi aprovada depois de receber um parecer técnico favorável do Instituto de Medicina Legal do Porto, que pediu o transporte da relíquia em ambiente pressurizado", referiu a autarquia.

O Município do Porto vai associar-se às celebrações dos 200 anos de independência do Brasil, com diversas iniciativas, tais como a organização de uma exposição sobre a relevante presença de D. Pedro na cidade, intitulada “Pedro, a Independência do Brasil e o Porto”, um concerto no renovado órgão da Igreja da Lapa, um conjunto de publicações, conferências e visitas.

A 30 de Maio, o embaixador brasileiro George Prata, um dos coordenadores das comemorações, anunciou que o governo do seu país tinha enviado um pedido oficial a Portugal para a trasladação do coração de D. Pedro.

A 22 de Junho, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, anunciou que a autarquia autorizaria a transladação temporária do coração para o Brasil, embora esta ficasse ainda dependente de pormenores de transporte e segurança a acertar com as autoridades brasileiras.

E a 18 de Julho o executivo autárquico aprovou por unanimidade uma proposta que autoriza a transladação através da celebração de um contrato de comodato a celebrar com o governo brasileiro.

+ notícias: Norte

Cidade de Guimarães eleita Capital Verde Europeia 2026

Guimarães foi eleita Capital Verde Europeia 2026, a segunda cidade portuguesa a obter o título, depois de Lisboa (2020), “reconhecendo o compromisso contínuo” deste município do distrito de Braga com a sustentabilidade ambiental.

Siderúrgica Megasa na Maia suspende atividade devido a aumento de preço da energia

A Megasa-Siderurgia Nacional voltou esta terça-feira a parar a produção nas fábricas do Seixal e da Maia, devido à “duplicação do preço de mercado da energia”, antecipando que a situação se repita na quarta-feira e quinta-feira, segundo um comunicado.

Plenário e greve condicionam novamente rede Unir sobretudo em Gaia e Espinho

Um plenário de trabalhadores da Auto-Viação Feirense, na quinta-feira, e uma greve, na próxima segunda-feira, vão condicionar novamente o serviço da rede Unir, sobretudo em Gaia e Espinho, após a paralisação de há um mês.