Eleições no Brasil: Campanha eleitoral arranca com Lula à frente nas sondagens

| Mundo
Porto Canal

Começou, esta semana, a campanha eleitoral para as presidenciais brasileiras. Entre os 12 nomes no boletim de voto, só dois parecem ter possibilidades reais de lutar pela vitória: o atual presidente Jair Bolsonaro e o ex-líder Lula da Silva, que, para já, se mantém à frente nas sondagens.

Até agora, de forma geral, Lula da Silva aparece com pouco mais de 40% das intenções de voto. Bolsonaro com cerca de 30% da preferência dos eleitores. A tendência é de que Lula e Bolsonaro irão somar mais de 80% dos votos válidos já na primeira volta.

Os dois candidatos vivem a trocar farpas em discursos.

A menos de dois meses do ato eleitoral, o Porto Canal esteve em São Paulo, para perceber o que querem os brasileiros para o futuro do país…

Entre anjos e demónios… entre o bem e o mal.

A campanha para as eleições presidenciais no Brasil arrancou com declarações patrióticas e alusões a Deus e à Bíblia.

O atual presidente, Jair Bolsonaro escolheu ir até a esquina em que foi esfaqueado no estado de minas gerais, durante a campanha eleitoral de 2018 para reforçar o conservadorismo e alertar para o perigo da ameaça comunista.

Já, Inácio Lula da Silva decidiu ir até à fábrica onde teve o primeiro emprego e discursar para jovens estudantes, camada onde tem maiores taxas de aprovação.

Segundo a última sondagem da IPEC, o ex-presidente segue com quase 10% de vantagem, colocando-se mesmo a hipótese de vencer logo na primeira volta.

A Lula da Silva, as estatísticas atribuem cerca de 44% dos votos contra 32% para Bolsonaro.

Os analistas preveem assim uma das eleições mais polarizadas de sempre, sem qualquer hipótese para os restantes candidatos. A polarização trouxe um outro dado importante para a eleição: o número recorde de eleitores registados. Mais de 156 milhões de brasileiros podem votar a 2 de outubro.

Mas e a população, o que será que pensa?

A menos de dois meses da eleição presidencial o brasil tem, nas regiões metropolitanas, quase 20 milhões de pessoas em situação de pobreza. Um cenário, que para muitos, é da responsabilidade do atual governo e que poderia ter sido evitado com reforma capazes de colocar o Brasil ao nível dos países mais desenvolvidos.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.