“Carlos, estás à escuta?” Presidente do SIRESP chamou comunicação social para provar que sistema não falha. Sistema falhou

“Carlos, estás à escuta?” Presidente do SIRESP chamou comunicação social para provar que sistema não falha. Sistema falhou
| País
Porto Canal

A comunicação social foi convidada pelo presidente do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) para uma demonstração de eficácia. Mas, num edifício no centro de Lisboa, separados por 10 pisos, os técnicos do SIRESP não conseguiram entrar em contacto durante 7 minutos. “No terreno é diferente”, garante o diretor técnico Carlos Leitão.

A ideia original dos administradores do SIRESP era assumir a utilidade e segurança do sistema, depois de várias críticas por parte de políticos, corporações de bombeiros e membros da Proteção Civil. No início da semana, o presidente do SIRESP, Paulo Viegas Nunes, garantia que a rede “não tem falhas na sua construção” nem rejeita chamadas, e nem falhou nos incêndios deste ano, mas queria uma prova para dar aos jornalistas.

Chegados à demonstração, esta terça-feira, nem tudo correu como previsto. Num edifício no centro de Lisboa, separados por 10 pisos de cimento, dois técnicos tentaram entrar em contacto. O sistema falhou ao longo de sete minutos.

“Carlos, estás à escuta?”, perguntava o tenente-coronel Vítor Custódio. Carlos Leitão respondia, mas a voz não chegou ao outro lado. “"Não estás cá", assumiu o diretor técnico. “No terreno é diferente”, atirou.

"Funciona. Há necessidade, muitas vezes, de posicionar os terminais. Como vimos, estamos aqui a falar de 11 andares de distância, num prédio que ganhou o prémio Secil. Portanto, cimento existe aqui à volta."

Estes rádios utilizados pela Proteção Civil, Bombeiros e outras autoridades funcionam com vários modelos. Podem fazer uma ligação direta através de rede, como se fosse um telemóvel, podem ser autênticos rádios, utilizando uma frequência.

A rede SIRESP tem mais de 550 antenas fixas espalhadas pelo território nacional. Essas redes são a garantia de que os rádios do sistema podem comunicar entre si, sem constrangimentos geográficos e independentemente da distância a que se encontrem. Com exceções de terrenos mais acidentados, distâncias superiores a 20km ou locais em que as antenas SIRESP tenham sido destruídas pelo fogo.

Atualizado 17-08-2022 09:59

 

+ notícias: País

Sindicato diz que há 160 professores impedidos de trabalhar no próximo ano

A Federação Nacional da Educação (FNE) diz que há 160 professores que tinham de vincular este ano e concorreram para todo o país, mas não ficaram colocados e estão impedidos de dar aulas no próximo ano letivo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.