“Carlos, estás à escuta?” Presidente do SIRESP chamou comunicação social para provar que sistema não falha. Sistema falhou

“Carlos, estás à escuta?” Presidente do SIRESP chamou comunicação social para provar que sistema não falha. Sistema falhou
| País
Porto Canal

A comunicação social foi convidada pelo presidente do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) para uma demonstração de eficácia. Mas, num edifício no centro de Lisboa, separados por 10 pisos, os técnicos do SIRESP não conseguiram entrar em contacto durante 7 minutos. “No terreno é diferente”, garante o diretor técnico Carlos Leitão.

A ideia original dos administradores do SIRESP era assumir a utilidade e segurança do sistema, depois de várias críticas por parte de políticos, corporações de bombeiros e membros da Proteção Civil. No início da semana, o presidente do SIRESP, Paulo Viegas Nunes, garantia que a rede “não tem falhas na sua construção” nem rejeita chamadas, e nem falhou nos incêndios deste ano, mas queria uma prova para dar aos jornalistas.

Chegados à demonstração, esta terça-feira, nem tudo correu como previsto. Num edifício no centro de Lisboa, separados por 10 pisos de cimento, dois técnicos tentaram entrar em contacto. O sistema falhou ao longo de sete minutos.

“Carlos, estás à escuta?”, perguntava o tenente-coronel Vítor Custódio. Carlos Leitão respondia, mas a voz não chegou ao outro lado. “"Não estás cá", assumiu o diretor técnico. “No terreno é diferente”, atirou.

"Funciona. Há necessidade, muitas vezes, de posicionar os terminais. Como vimos, estamos aqui a falar de 11 andares de distância, num prédio que ganhou o prémio Secil. Portanto, cimento existe aqui à volta."

Estes rádios utilizados pela Proteção Civil, Bombeiros e outras autoridades funcionam com vários modelos. Podem fazer uma ligação direta através de rede, como se fosse um telemóvel, podem ser autênticos rádios, utilizando uma frequência.

A rede SIRESP tem mais de 550 antenas fixas espalhadas pelo território nacional. Essas redes são a garantia de que os rádios do sistema podem comunicar entre si, sem constrangimentos geográficos e independentemente da distância a que se encontrem. Com exceções de terrenos mais acidentados, distâncias superiores a 20km ou locais em que as antenas SIRESP tenham sido destruídas pelo fogo.

Atualizado 17-08-2022 09:59

 

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.