Sismo de magnitude 5,7 ao largo da Indonésia, sem alerta de tsunami

| Mundo
Porto Canal / Agências

Um sismo de magnitude 5,7 na escala de Richter ocorreu no mar ao largo da província de Norte Sulawesi, no leste do país, avançou hoje a Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia.

Segundo um comunicado da agência, o abalo aconteceu a cerca de 10 quilómetros de profundidade mas não houve até ao momento registo de danos graves ou vítimas.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que monitoriza a atividade sísmica em todo o mundo, disse que o epicentro se situou a 158 quilómetros da aldeia costeira de Laikit.

O arquipélago indonésio, que inclui a ilha de Timor, dividida entre Timor-Leste e a Indonésia, fica no Anel de Fogo do Pacífico, onde o encontro de placas tectónicas causa alta atividade sísmica.

Em 27 de maio, o Serviço de Alerta de Tsunami do Pacífico decretou um aviso de tsunami -- retirado poucas horas depois -- para os países banhados pelo Índico por causa de um sismo de magnitude 6,1 ao largo da costa de Timor-Leste.

O abalo ocorreu a uma profundidade de 51,4 quilómetros ao largo da ponta leste de Timor-Leste.

Em fevereiro, um terremoto de magnitude 6,2 no norte de ilha de Samatra matou pelo menos oito pessoas.

Em 2004, um terremoto de magnitude 9,1 atingiu a costa de Samatra e desencadeou um tsunami que matou 220 mil pessoas em toda a região, incluindo cerca de 170 mil na Indonésia.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.