Cotrim de Figueiredo acusa PS de transformar Portugal em país "medíocre e incapaz"

Cotrim de Figueiredo acusa PS de transformar Portugal em país "medíocre e incapaz"
| Política
Porto Canal

O presidente da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim de Figueiredo, acusou hoje o PS de estar a transformar Portugal num “país medíocre e incapaz”, com uma visão da maioria absoluta “autoritária e prepotente”.

“Está visto que o PS não sabe pôr o país a crescer, não sabe gerir a coisa pública e está a transformar Portugal num país medíocre e incapaz”, disse o dirigente da IL em Portimão, no Algarve.

Durante a intervenção no encerramento da festa d'Agosto, que decorreu na Praia da Rocha, João Cotrim de Figueiredo considerou que o PS “já não significa Partido Socialista, mas sim prepotência socialista, que agora se vê nos mais variados exemplos”.

Para o dirigente da IL, essa "prepotência socialista" vê-se "no parlamento, forçando decisões, impedindo audições ou fazendo valer a maioria que tem, no comportamento do presidente da Assembleia da República e nas afirmações inacreditáveis e inaceitáveis da ministra da Agricultura”.

“Como não é aceitável despachos ministeriais, neste caso primo-ministeriais intimidatórios relativamente a empresas privadas de energia, só porque podem”, notou.

Segundo Cotrim de Figueiredo, “tudo isto prova que o PS está a ter da maioria absoluta, uma visão absolutamente autoritária e prepotente”.

“Por isso, estamos a chamar a atenção de que há um risco real de isto poder vir a ser abusado em Portugal, porque PS já não significa Partido Socialista, significa também propaganda socialista”, apontou.

É que, adiantou, "na ‘reentré’ do PS vai falar-se muito daquilo que serão as opções do próximo Orçamento [de Estado] e o PS vai aproveitar a situação de inflação, para tentar fazer brilharetes ao apontar os maiores aumentos de pensões e da função pública nos últimos anos”.

“São em termos nominais, porque em termos reais as pessoas vão continuar a perder poder de compra e para essa propaganda não contem com a Iniciativa Liberal”, avisou.

Cotrim de Figueiredo avisou ainda que “a IL vai desmascarar essa propaganda como desmascarou a que houve sobre aquele mecanismo de fixação de preços da eletricidade baseado no gás natural, em que o Governo dava a entender que havia um benefício imediato no preço da eletricidade, esquecendo-se de dizer que esse beneficío vai ter de ser pago no futuro”.

“Não há almoços grátis e isso tem de ser dito com todas as letras”, referiu.

João Cotrim de Figueiredo assegurou que quer começar a desfazer preconceitos de que a IL “é um partido de ricos, que quer acabar com o Estado e que só fala de economia”, recordando as dezenas de propostas parlamentares, desde a saúde à educação, passando pelo desporto.

Durante a intervenção, o presidente da IL apontou a necessidade de “uma reforma séria do Estado, com a valorização da Administração Pública, reformas que aumentem tudo o que é liberdade de escolha nos serviços públicos, como na saúde, na educação, que aumentem a liberdade económica e um sistema fiscal bastante mais leve, simplificado e desagravado”.

João Cotrim de Figueiredo apontou ainda problemas no ensino, perpspetivando que no próximo ano letivo “possam existir cerca de 100 mil alunos sem o quadro de professores completo”.

“Estes são os mesmos 100 mil alunos que tinham os atrasos de aprendizagem que vão continuar a ver o seu futuro hipotecado e com o deles, o futuro do país”, notou.

Assumindo a educação como uma preocupação da IL, o dirigente anunciou que as jornadas parlamentares em 19 e 20 de setembro vão ser dedicadas à educação, sob o mote “Crescer em Portugal”.

No seu discurso em Portimão, o dirigente liberal disse ainda que “é tempo de se acabar com o domínio do bloco central e com os arranjinhos entre PS e PSD, onde governos alternados têm conduzido Portugal a graves problemas, com a estagnação do país”.

“A IL vai lutar para quebrar esta hegemonia e apresenta-se como uma verdadeira alternativa para Portugal”, concluiu.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.