Governo dos EUA autoriza possível venda de mísseis Javelin ao Brasil

| Mundo
Porto Canal / Agências

O Governo dos Estados Unidos aprovou uma possível venda de mísseis Javelin anti-armamento e outro equipamento militar, no valor de 74 milhões de dólares (72,5 milhões de euros), ao Brasil.

O Departamento de Estado norte-americano autorizou uma possível venda na terça-feira e a Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa notificou o Congresso da aprovação do Governo, que tem o poder de a bloquear.

A agência, sob a tutela do Pentágono, explicou numa declaração que a venda seria a pedido do Brasil, que solicitou 222 mísseis Javelin e 33 unidades de lançamento Javelin.

Os principais intervenientes nesta transação são as empresas norte-americanas Raytheon e Lockheed Martin.

O Pentágono salientou que a venda "apoiará os objetivos de segurança nacional e política internacional dos EUA, reforçando a segurança de um importante parceiro regional, que é uma força importante para a estabilidade política e para o progresso económico na América do Sul".

Neste sentido, indicou que este equipamento irá melhorar "a capacidade do Exército brasileiro de responder a futuras ameaças" e assegurou que a possível venda "não irá alterar" o equilíbrio militar na região.

O anúncio chega numa altura em que os EUA planeiam aumentar a produção de mísseis Javelin, que se tornaram um símbolo da resistência ucraniana à invasão russa e que Washington tem fornecido a Kiev para se defender contra os veículos blindados russos.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.