Governo romeno recomenda população a comprar iodeto de potássio devido ao risco de desastre nuclear

Governo romeno recomenda população a comprar iodeto de potássio devido ao risco de desastre nuclear
| Mundo
Porto Canal

O ministro da Saúde da Roménia, Alexandru Rafila, pediu para as pessoas com menos de 40 anos comprem "o mais rapidamente possível" comprimidos de iodeto de potássio devido ao risco de desastre nuclear na Ucrânia. A central nuclear de Zaporijjia, a maior central nuclear da Europa, é neste momento um dos temos que geram mais tensão.

O pedido do Governo romeno surge um dia depois da Agência Internacional de Energia Atómica ter alertado para o risco de desastre nuclear na central ucraniana de Zaporizhzhia, recentemente atacada. Alexandru Rafila adiantou ainda que há 2.500 farmácias com stock e que o fármaco é gratuito para quem tiver receita médica.

O ministro refere que as pessoas com menos de 40 anos são as mais expostas ao desenvolvimento de cancro e lesões da tiroide devido à radiação.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.