Maioria das cooperativas elétricas estão fixadas a Norte

| Economia
Porto Canal

Restam apenas dez cooperativas elétricas no país, fundadas no início do século passado, e a maioria delas está fixadas no Norte. Essas cooperativas são as principais responsáveis por fornecer luz às zonas mais rurais do país.

O Porto Canal esteve a manhã desta quinta-feira na Cooperativa elétrica de Vale d'Este, a maior e mais antiga do país, em Vila Nova de Famalicão, em conversa com o Engenheiro Paulo. 

O Engenheiro explicou que a principal função é mover "todos os esforços para que a energia elétrica chegue a zonas mais afastadas".

A principal diferença centra-se no na prática de preços mais baixos. O facto de operarem no mercado regulado praticam preços mais baixos do que no mercado livre. 

 

Restam dez cooperativas de eletricidade fundadas nos primórdios do século
passado.
Uma solução para luz mais barata.

 

+ notícias: Economia

Gasolina vendida 1,8 cêntimos e gasóleo 2,2 cêntimos acima da referência

A média dos preços nas gasolineiras ficou, na semana entre 08 e 14 de agosto, no caso da gasolina, 1,8 cêntimos e no gasóleo 2,2 cêntimos acima do preço médio semanal determinado pela ERSE, segundo a entidade.

Lisboa, Funchal e Porto registam crescimento de dormidas em junho face a 2019

Lisboa, Funchal e Porto registaram crescimento de dormidas em junho face a 2019, sendo "mais expressivos nos residentes", de acordo com dados da atividade turística hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Passageiros nos aeroportos sobem 344% no 1.º semestre e aproximam-se de valores pré-pandemia

O número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais subiu 344% no primeiro semestre em termos homólogos, para 24,3 milhões, com o mês de junho a crescer 186%, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).