Movimento Cultural Terra de Miranda elabora plano estratégico para dar resposta à desertificação humana 

| Norte
Porto Canal

Em apenas 60 anos, a Terra de Miranda perdeu dois terços da população e, desse modo, o Movimento Cultural Terra de Miranda elaborou um plano estratégico para dar resposta à desertificação humana sentida nos últimos anos, devido à construção das três barragens na região.

Ao que sabe o Porto Canal, os membros do movimento defendem que não está a ser promovida a coesão territorial. Dizem que Miranda tem recursos que são suficientes para que seja uma das regiões mais desenvolvidas de Portugal, com uma língua e cultura própria, e com condições favoráveis para a produção de energia hidrioelétrica. No entanto, dizem que os recursos não estão a ser bem aproveitados.

No plano elaborado foram identificados sete bloqueios ao desenvolvimento da região que serão apresentados na Assembleia da República na última semana de setembro.

Em declarações ao Porto Canal, o movimento diz que o fenómeno do despovoamento é algo que pode ser revertido com relativa segurança e rapidez, por isso, surge agora um plano estratégico com diferentes sugestões

 

+ notícias: Norte

PJ faz buscas na Câmara de Aveiro por suspeitas de prevaricação e violação urbanística

A Polícia Judiciária (PJ) realizou esta sexta-feira buscas na Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de uma investigação sobre a eventual prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas.

Câmara de Gaia com orçamento de 328 milhões de euros para este ano

O orçamento da Câmara de Vila Nova de Gaia para este ano é de 328,715 milhões de euros, mais 43,9 milhões de euros face ao de 2025, segundo documento a que a Lusa teve acesso.

Câmara de Matosinhos aprova por maioria aumento de tarifa da água para 2026

A Câmara de Matosinhos aprovou, por maioria, o novo tarifário da água para este ano, que para consumos domésticos aumenta entre 1,36% e 2,54%, revelaram vereadores da oposição social-democrata e do Chega.