EDP e Engie suspeitas de fuga aos impostos em negócio de barragens do Douro

EDP e Engie suspeitas de fuga aos impostos em negócio de barragens do Douro
| Norte
Porto Canal

O Ministério Público (MP) acredita que a elétrica portuguesa EDP e a empresa francesa Engie criaram um esquema ilegal para ocultar a venda de seis barragens no rio Douro, em dezembro de 2020. A confirmar-se, o “truque” financeiro pode ter valido uma poupança de 110 milhões de euros em Imposto de Selo.

Segundo o acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa, obtido pelo Correio da Manhã, o Ministério Público acredita que “a EDP e o consórcio internacional liderado pela francesa Engie prepararam, planearam e edificaram uma engenhosa construção jurídica que envolveu uma teia de sucessivas operações de criação e fusão de empresas para concretização e dissimulação de um negócio de compra e venda de ativos, com o único objetivo de não pagar ao estado os impostos devidos”.

Em causa, está a venda de seis barragens da EDP na bacia hidrográfica do Douro – três centrais de albufeira (Foz Tua, Baixo Sabor e Feiticeiro, com 1,2 GW) e três centrais de fio de água (Miranda, Bemposta e Picote, com 0,5GW). A transação custou 2,2 mil milhões de euros.
O MP investiga suspeitas da prática de crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Em julho do ano passado, o Ministério das Finanças, do Ambiente, a EDP e a Agência Portuguesa do Ambiente foram alvo de buscas por parte de inspetores da Unidade dos Grandes Contribuintes e da Direção de Serviços de Investigação da Fraude e de Ações Especiais, numa operação relacionada com o negócio da Engie.

Recorde as explicações da investigação dadas ao Porto Canal a 6 de julho de 2021.

 

+ notícias: Norte

Adepto obrigado a despir camisola do PSG durante jogo com o Benfica na Luz

Um adepto brasileiro foi, alegadamente, obrigado a despir a camisola que vestia no jogo da Liga dos Campeões desta quarta-feira, que opôs o Benfica e o PSG, no Estádio da Luz. A situação é revelada nas redes sociais, onde o jovem explica que lhe foi ainda pedido pela segurança que deixasse o seu lugar. O adepto estava acompanhado de um amigo que usava uma camisola da seleção brasileira.

Acidente entre três carros obriga ao corte da EN106 em Penafiel

Um acidente na noite desta quinta-feira provocou uma colisão entre três carros em Cabeça Santa, originando o corte da estrada nacional 106 em Penafiel. Segundo apurou o Porto Canal, cinco pessoas sofreram ferimentos leves tendo sido socorridas no local pelos bombeiros voluntários de Entre-os-Rios. Posteriormente foram transportadas para o Hospital Padre Américo no concelho de Penafiel.

Jovens portugueses percorrem Marrocos sem GPS em desafio solidário

Quatro mil quilómetros em dez dias, percorridos num carro com mais de 20 anos e sem GPS. São as principais regras do desafio “UniRaid” destinado a jovens sem medo do deserto. A prova arranca este sábado, em Tânger, Marrocos, mas o objetivo não é ganhar.