EDP e Engie suspeitas de fuga aos impostos em negócio de barragens do Douro

EDP e Engie suspeitas de fuga aos impostos em negócio de barragens do Douro
| Norte
Porto Canal

O Ministério Público (MP) acredita que a elétrica portuguesa EDP e a empresa francesa Engie criaram um esquema ilegal para ocultar a venda de seis barragens no rio Douro, em dezembro de 2020. A confirmar-se, o “truque” financeiro pode ter valido uma poupança de 110 milhões de euros em Imposto de Selo.

Segundo o acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa, obtido pelo Correio da Manhã, o Ministério Público acredita que “a EDP e o consórcio internacional liderado pela francesa Engie prepararam, planearam e edificaram uma engenhosa construção jurídica que envolveu uma teia de sucessivas operações de criação e fusão de empresas para concretização e dissimulação de um negócio de compra e venda de ativos, com o único objetivo de não pagar ao estado os impostos devidos”.

Em causa, está a venda de seis barragens da EDP na bacia hidrográfica do Douro – três centrais de albufeira (Foz Tua, Baixo Sabor e Feiticeiro, com 1,2 GW) e três centrais de fio de água (Miranda, Bemposta e Picote, com 0,5GW). A transação custou 2,2 mil milhões de euros.
O MP investiga suspeitas da prática de crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Em julho do ano passado, o Ministério das Finanças, do Ambiente, a EDP e a Agência Portuguesa do Ambiente foram alvo de buscas por parte de inspetores da Unidade dos Grandes Contribuintes e da Direção de Serviços de Investigação da Fraude e de Ações Especiais, numa operação relacionada com o negócio da Engie.

Recorde as explicações da investigação dadas ao Porto Canal a 6 de julho de 2021.

 

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.