Há quase cinco milhões de deslocados no Sahel e número vai continuar a aumentar

| Mundo
Porto Canal / Agências

O número de deslocados na região africana do Sahel é de quase 5 milhões de pessoas e este número vai aumentar por causa de ataques terroristas e de conflitos comunitários, situação agravada pelo aquecimento global, alertou hoje o ACNUR.

O país mais afetado neste momento por esta crise humanitária é o Burkina Faso, disse Filippo Grandi, do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), de visita ao Chade entre quinta-feira e hoje, onde esteve em vários campos de refugiados neste país, que acolhe mais de um milhão pessoas que se viram obrigadas a deixar as suas casas.

No final de junho último, "a região do Sahel [Burkina Faso, Mali, Mauritânia, Níger e Chade] já enfrentava uma grave crise humanitária prolongada, que obrigou 4.820.871 pessoas a fugir das suas casas", tendo quase três milhões de deslocados, lamenta o ACNUR num comunicado divulgado a propósito da visita de Filippo Grandi.

Numa entrevista à agência de notícias francesa AFP, na quinta-feira à noite, no campo de Kalambari, que abriga cerca de 8.000 refugiados dos Camarões, o diplomata adiantou que "o país mais afetado é o Burkina Faso, que tem quase dois milhões de deslocados internos".

"Há dois anos, registámos 500.000 no Mali e Burkina Faso, o que já me parecia um valor enorme", disse o responsável, algumas horas antes, na capital do Chade.

"É preocupante, os países que mais preocupam são Burkina Faso e Mali", afirmou Grandi, adiantando que esta crise "deve-se à ação de grupos armados que aterrorizam as populações, esvaziam aldeias e empurram as pessoas para as grandes cidades", mas também "se deve à reação excessivamente musculada dos governos".

A principal ação dos governos face aos terroristas "é a segurança quando esta deve ser acompanhada", nomeadamente, pelo desenvolvimento da "educação", "o combate à pobreza e às desigualdades no Sahel", sublinhou, na entrevista à AFP, salientando que "tudo isto enfraquecerá o extremismo" e que "a ação militar por si só não é suficiente".

"A isso se soma a emergência climática, que priva as comunidades de recursos e promove conflitos (...), precisamos de mais ajuda humanitária para todos os países do Sahel", concluiu o chefe do ACNUR, que está hoje a visitar outros campos de refugiados no Chade.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.