Governo prefere apostar em linha no Minho que fique mais perto de Vigo do que aeroporto do Porto 

| Economia
Porto Canal

O Governo prefere construir uma nova linha de comboio entre Braga e Valença que fique mais perto de Vigo, em vez de apostar já numa ligação entre Porto e Nine (Vila Nova de Famalicão) que aproximaria o Minho do Aeroporto Sá Carneiro. 

Tal como adianta o 'Jornal ECO', o Ministério das Infraestruturas insiste em dar prioridade ao troço entre Braga e Valença, visto que diminui o tempo de viagem entre Porto e Vigo, ao contrário da solução Aeroporto - Nine que reforçaria a Coesão Territorial destas regiões. Uma ligação ferroviária sem paragens intermédias que faz com que a viagem entre Porto e Vigo passe a durar uma hora e 25 minutos, menos uma hora do que atualmente. O custo desta obra ronda os 1250 milhões de euros e tem previsão de conclusão da primeira fase entre 2026 e 2030.

Só com futuro para 2030, a construção da linha entre o aeroporto do Porto e Nine colocaria o Porto a 48 minutos de Vigo com um custo de 350 milhões de euros

Além disso, a linha convencional poderia também benefeciar com este troço. Braga ficaria a cerca de 20 minutos de comboio do aeroporto Francisco Sá Carneiro e, Viana do Castelo, a menos de uma hora.

 

+ notícias: Economia

Tribunal de Contas atento ao acolhimento das recomendações

O presidente do Tribunal de Contas, José Tavares, afirmou que o Tribunal “continuará ativo” em relação ao Novo Banco nomeadamente ao nível da aplicação das recomendações formuladas nas auditorias.

Inspeção-Geral de Finanças já deu parecer positivo a pagamento da 2.ª tranche

A Inspeção-Geral das Finanças deu parecer positivo ao pagamento da segunda tranche do Plano de Recuperação e Resiliência, no valor de cerca de dois mil milhões de euros, seguindo agora o pedido de Portugal para Bruxelas.

Euribor volta a subir para novos máximos a três, seis e 12 meses

As taxas Euribor voltaram esta terça-feira a subir a três, a seis e a 12 meses para novos máximos em mais de 10 anos.