Governo respeita opinião de Montenegro mas diz que foco está na descentralização

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 jul 2022 (lusa) -- A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, disse hoje respeitar a opinião do novo líder do PSD, Luís Montenegro, quanto à regionalização, mas sublinhou que o Governo está agora focado na descentralização.

"Ouvi as declarações do novo presidente do PSD com o maior dos respeitos, respeitando obviamente a sua opinião, mas também quero transmitir que o principal foco do Governo neste momento é a descentralização", disse Ana Abrunhosa.

A ministra, que falava à margem da 57ª edição da Capital do Móvel, evento organizado pela Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF) e que decorre em Lisboa, comentava assim a posição de Luís Montenegro que, na terça-feira, alargou a sua objeção a um referendo à regionalização.

Na terça-feira, no final de uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o novo líder do PSD foi questionado sobre algumas críticas que surgiram dentro do seu partido quando rejeitou no congresso um referendo à regionalização no próximo ano, como pretende o Governo.

"Não tenho conhecimento de ninguém que discorde da posição da direção e da minha relativamente à inviabilidade de termos um processo referendário em 2024, mas sei que há muito no PSD quem tenha opiniões divergentes quanto à matéria de fundo, mas não estamos a promover esta discussão", afirmou, dizendo que o partido quer focar-se noutras matérias que considera prioritárias para os portugueses como a saúde ou a educação.

Sobre a matéria de fundo, Montenegro considerou que não faz sentido avançar para "uma discussão estéril sobre o nada", não havendo perspetivas de referendo, e alargou a sua objeção a esta consulta popular até final da legislatura.

"Sou absolutamente contra a realização de um referendo em 2024, para que não haja equívocos. E, naturalmente, que não havendo um referendo em 2024 -- que já teria de se conciliar com eleições europeias e regionais nos Açores -- não é em 2025 com eleições autárquicas ou em 2026 com presidenciais e legislativas que a oportunidade se vai abrir", defendeu.

Hoje, a ministra da Coesão Territorial sublinhou que o Governo está "muito empenhado em trabalhar de forma muito próxima com a Associação Nacional dos Municípios Portugueses e em fazer o diálogo com os presidentes de câmara".

"Já disse várias vezes que, se não fizermos bem a descentralização, não vale a pena pensar na regionalização. Neste momento, é extemporâneo estar a falar de regionalização enquanto não dermos provas de que fizemos bem a descentralização", frisou.

A responsável assumiu-se como "uma regionalista", lembrando que o Governo tem no seu programa o objetivo da regionalização e que "a maior parte dos autarcas são a favor", mas frisou que têm de se "dar passos consolidados".

"É com grande respeito que ouvimos a opinião do Dr. Montenegro líder da oposição, mas o foco agora é mesmo a descentralização", reiterou.

RCP (SMA) // MCL

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.