Rússia anuncia controlo total da região ucraniana de Lugansk. Ucrânia desmente. 

Rússia anuncia controlo total da região ucraniana de Lugansk. Ucrânia desmente. 
| Mundo
Porto Canal

O ministro da Defesa russo Serguei Shoigu afirmou hoje que as forças russas controlam toda a região ucraniana de Lugansk, no Donbass, depois de conquistada a cidade-chave de Lisichansk, alvo de combates intensos nos últimos dias.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, terá informado o presidente russo, Vladimir Putin, sobre a “libertação” da autoproclamada República Popular de Lugansk. Após assumir o controlo da cidade de Lisichansk, o ministro afirma que a região está agora sob o total controlo russo.

"Hoje, 3 de julho de 2022, o ministro da Defesa da Federação Russa, General do Exército Sergei Shoigu, relatou ao Comandante Supremo das Forças Armadas da Federação Russa Vladimir Putin sobre a libertação da República Popular de Luhansk", terá dito o ministério em comunicado.

A confirmar-se a conquista de Lysychansk, o último bastião da Ucrânia na região de Lugansk, a Rússia e as forças separatistas controlam a totalidade da mesma, algo que já foi comunicado pelo ministro da Defesa, Sergei Shoigu, ao presidente Vladimir Putin.

Cerca de uma hora depois do anúncio de Moscovo, em resposta à BBC, o porta-voz do Ministério da Defesa da Ucrânia, Yuriy Sak, negou a informação avançada pelo Kremlin, de que a Rússia controla totalmente Lysychansk e, consequentemente, toda a região de Lugansk.

Sak afirma, contudo, que a situação é "bastante intensa já há algum tempo", dado que as forças russas estão a atacar a cidade "sem parar".

"Para os ucranianos, o valor da vida humana é uma prioridade máxima, por isso por vezes podemos retirar-nos de certas áreas para as podermos retomar no futuro", acrescentou.

+ notícias: Mundo

Johnson & Johnson suspende venda de pó de talco para bebés em todo o mundo em 2023

A Johnson & Johnson vai suspender em 2023 a venda do pó de talco para bebés em todo o mundo, após milhares de reclamações sobre a segurança do produto, suspenso já há dois anos nos Estados Unidos e Canadá.

Morreu o cartoonista francês Jean-Jacques Sempé, autor de "O Menino Nicolau"

O cartoonista francês Jean-Jacques Sempé, conhecido pelas suas ilustrações em "O Menino Nicolau" e pelos seus desenhos humorísticos nos jornais, morreu hoje aos 89 anos, confirmou a sua mulher, Martine Gossieaux Sempé, à agência de notícias AFP.

Julho foi dos meses mais quentes jamais registados no mundo

O mês passado foi um dos julhos mais quentes jamais registados no mundo, indicou, esta terça-feira, a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) com sede em Genebra.