Rússia anuncia controlo total da região ucraniana de Lugansk. Ucrânia desmente. 

Rússia anuncia controlo total da região ucraniana de Lugansk. Ucrânia desmente. 
| Mundo
Porto Canal

O ministro da Defesa russo Serguei Shoigu afirmou hoje que as forças russas controlam toda a região ucraniana de Lugansk, no Donbass, depois de conquistada a cidade-chave de Lisichansk, alvo de combates intensos nos últimos dias.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, terá informado o presidente russo, Vladimir Putin, sobre a “libertação” da autoproclamada República Popular de Lugansk. Após assumir o controlo da cidade de Lisichansk, o ministro afirma que a região está agora sob o total controlo russo.

"Hoje, 3 de julho de 2022, o ministro da Defesa da Federação Russa, General do Exército Sergei Shoigu, relatou ao Comandante Supremo das Forças Armadas da Federação Russa Vladimir Putin sobre a libertação da República Popular de Luhansk", terá dito o ministério em comunicado.

A confirmar-se a conquista de Lysychansk, o último bastião da Ucrânia na região de Lugansk, a Rússia e as forças separatistas controlam a totalidade da mesma, algo que já foi comunicado pelo ministro da Defesa, Sergei Shoigu, ao presidente Vladimir Putin.

Cerca de uma hora depois do anúncio de Moscovo, em resposta à BBC, o porta-voz do Ministério da Defesa da Ucrânia, Yuriy Sak, negou a informação avançada pelo Kremlin, de que a Rússia controla totalmente Lysychansk e, consequentemente, toda a região de Lugansk.

Sak afirma, contudo, que a situação é "bastante intensa já há algum tempo", dado que as forças russas estão a atacar a cidade "sem parar".

"Para os ucranianos, o valor da vida humana é uma prioridade máxima, por isso por vezes podemos retirar-nos de certas áreas para as podermos retomar no futuro", acrescentou.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.