Novo Aeroporto de Lisboa: a origem do conflito político

| Política
Porto Canal

Há décadas que se fala na solução para o aeroporto de Lisboa. Na maioria absoluta de António Costa, o primeiro-ministro queria esperar pelo novo presidente do PSD para a solução ser debatida em conjunto com os sociais-democratas e também com os restantes partidos da oposição.

O documento foi publicado em Diário da República esta quarta-feira e no plano do ministro das infraestruturas a solução passaria por acelerar a construção do aeroporto do Montijo para responder à procura. Já em 2026 até à construção do aeroporto em Alcochete que em 2035 iria substituir o aeroporto Humberto Delgado.

12 horas depois e ainda fora do país, António Costa desautorizou Pedro Nuno Santos ao revogar o documento.

O primeiro-ministro reafirmou que a solução tem de ser negociada com os partidos da oposição e em circunstância alguma sem o Presidente da República ser informado.

Pedro Nuno Santos vai continuar no Governo e já disse que agora irá respeitar o desejo de António Costa. Para o primeiro-ministro foi um erro grave que foi corrigido a tempo.

+ notícias: Política

Eleições internas do PS já têm data marcada

O calendário para as eleições internas do PS foi aprovado este sábado pela Comissão Nacional do partido, tendo tido cinco votos contra segundo informação adiantada à Lusa por fonte oficial.

Mortágua acusa Governo de ter no programa medidas que não são para cumprir

A coordenadora do BE considerou este sábado que o Governo inscreveu no seu programa medidas que não tenciona cumprir, como a descida do IRS, e acusou PSD e CDS-PP de terem “cadastro” no que toca às respostas para os idosos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.