Suspensa tomada de posse do novo diretor das escolas de Celorico de Basto

Suspensa tomada de posse do novo diretor das escolas de Celorico de Basto
| Norte
Porto Canal

Professor eleito, com condenação antiga por violência doméstica, no Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, está sujeito a “aferição de idoneidade” antes de exercer cargo.

A Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) ordenou a suspensão imediata do concurso para diretor do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto. O vencedor da eleição, Domingos Lopes de Carvalho, foi condenado a dois anos e seis meses de pena de prisão suspensa em 2017. A vítima das agressões é atualmente professora numa das escolas do agrupamento e ficaria na dependência profissional direta do antigo agressor.

Antes da eleição para a direção do Agrupamento de Celorico de Basto, no passado dia 15 de junho, a diretora cessante intercedeu junto da DGAE para suspender o candidato Domingos Carvalho. Segundo fonte próxima do processo, Eduarda Alves terá enviado o boletim de registo criminal do candidato à direção-geral das escolas, que aconselhou a suspensão do professor e um exame às “capacidades psíquicas” para se manter como funcionário da função pública.

O professor Domingos Carvalho, através de uma providência cautelar, suspendeu a própria suspensão, foi a votos e venceu a eleição com 14 votos contra 4 (e 3 ausências, entre elas a do presidente da câmara de Celorico, José Peixoto Lima).

Esta quinta-feira, antes da tomada de posse oficial do professor de Educação Visual, a DGAE decidiu suspender definitivamente o concurso para a direção do Agrupamento de Escolas do município, que fica à espera de decisão direta da própria Diretora-Geral da Administração Escolar.

Segundo o protocolo da DGAE, em caso de dúvidas sobre a “idoneidade exigida para o exercício de funções”, docentes e diretores devem ser submetidos a uma Junta Médica, para que sejam avaliadas as competências mentais.

O Porto Canal noticiou em primeiro lugar o mal-estar gerado na comunidade escolar de Celorico de Basto esta quinta-feira.

+ notícias: Norte

Matosinhos abre concurso para fiscalização da construção do metrobus entre o mercado municipal e o aeroporto

A Câmara de Matosinhos lançou esta quinta-feira o concurso público para a fiscalização da empreitada da linha de BRT, ou metrobus, que vai ligar o aeroporto e o mercado municipal. O preço base do procedimento ascende os 350 mil euros e o objetivo é a fiscalização e coordenação da segurança na obra. Propostas podem ser submetidas até 11 de abril.

Matosinhos já tem em construção as 512 habitações financiadas pelo PRR

A Câmara Municipal de Matosinhos já tem em construção as 512 habitações financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), prevendo entregar as primeiras chaves até ao final do ano, foi esta quinta-feira anunciado.

Vila Real celebra centenário de elevação a cidade com 100 eventos ao longo de 2025

Vila Real assinala em 2025 o centenário de elevação a cidade com um programa com 100 eventos que celebra a história, projeta o futuro e inclui concertos de Sara Correia, Xutos e Pontapés ou Nininho Vaz Maia.