Professor acusado de transfobia. Universidade do Porto não avança com processo disciplinar

| Norte
Porto Canal

A Universidade do Porto não vai avançar com nenhum tipo de inquérito ou processo contra o professor acusado de transfobia nas redes sociais.

Em comunicado, a instituição considera que não existem bases “para iniciar procedimento disciplinar no âmbito da legislação laboral aplicável”. Apesar disso, fonte da reitoria garante que tal “não significa que a decisão não possa ser alterada na eventualidade de surgirem novos factos”.

Em causa está um comentário feito por um professor da Faculdade de Ciências no Twitter, tal como avançou o Porto Canal na semana passada. Manuel Eduardo Correia, que já foi também pró-reitor da Universidade do Porto, referiu-se a pessoas transexuais como “doentes mentais com prognóstico muito reservado”.

Perante as acusações, o Porto Canal contactou Manuel Eduardo Correia, que numa mensagem enviada por email pediu que “não se enveredasse pelo histerismo das políticas woke de cancelamento” do Twitter.

O comentário, que surgiu na sequência de uma discussão sobre o recuo no processo de mudança de género, também conhecido como “detransitioning”, foi escrito em resposta a uma publicação de Catarina Maia, professora convidada da Faculdade de Ciências e dirigente da Iniciativa Liberal.

Numa série de vários tweets, Catarina Maia teceu ainda várias críticas ao Plano de Igualdade de Género da Universidade do Porto. A professora diz que o documento “baseia-se em pseudociência e não respeita as regras gramaticais do português, em que o género inclusivo é o masculino”.

Perante as críticas da docente ao documento, o Porto Canal pediu também uma reação à Universidade do Porto. No mesmo comunicado, a instituição ressalva que “o documento segue as orientações da União Europeia para a promoção da igualdade de género na ciência e que resulta de um trabalho colaborativo com toda a comunidade académica, incluindo uma consulta prévia a dezenas de representantes das faculdades, serviços e outras entidades da U.Porto, que identificaram as áreas da atuação e as medidas a constar do plano.”

Reveja a reportagem do Porto Canal no vídeo acima.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.