Taxa de inflação dispara para 8,1% na zona euro

| Economia
Porto Canal com Lusa

A taxa de inflação homóloga voltou a disparar em maio tendo passado os 8% na zona euro e estando perto dos 9% na União Europeia (UE), divulga hoje o Eurostat.

De acordo com os dados divulgados pelo serviço estatístico comunitário, a taxa de inflação atingiu, em maio, os 8,1% na zona euro, face aos 7,4% de abril, e os 8,8% na UE, contra 8,1% de abril.

Em maio de 2021, a taxa de inflação anual era de 2,3% em ambas as zonas.

A taxa de inflação na zona euro e UE tem vindo a acelerar desde junho de 2021, puxada pela subida dos preços da energia, e a atingir valores recorde desde novembro.

+ notícias: Economia

Gasolina vendida 1,8 cêntimos e gasóleo 2,2 cêntimos acima da referência

A média dos preços nas gasolineiras ficou, na semana entre 08 e 14 de agosto, no caso da gasolina, 1,8 cêntimos e no gasóleo 2,2 cêntimos acima do preço médio semanal determinado pela ERSE, segundo a entidade.

Lisboa, Funchal e Porto registam crescimento de dormidas em junho face a 2019

Lisboa, Funchal e Porto registaram crescimento de dormidas em junho face a 2019, sendo "mais expressivos nos residentes", de acordo com dados da atividade turística hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Passageiros nos aeroportos sobem 344% no 1.º semestre e aproximam-se de valores pré-pandemia

O número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais subiu 344% no primeiro semestre em termos homólogos, para 24,3 milhões, com o mês de junho a crescer 186%, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).