Ex-presidente do Lar do Comércio em Matosinhos julgado por burla tributária

Ex-presidente do Lar do Comércio em Matosinhos julgado por burla tributária
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Ministério Público (MP) acusou o presidente e o diretor de serviços que exerciam funções em 2018 no Lar do Comércio, em Matosinhos, de crime de burla tributária, revelou hoje a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP).

Segundo nota publicada na página da Internet daquela procuradoria, o MP deduziu acusação contra três arguidos, duas pessoas individuais, que assumiam os cargos de presidente da direção e de diretor de serviços, e a pessoa coletiva, O Lar do Comércio, imputando-lhes a prática, em coautoria, de um crime de burla tributária na forma continuada.

Segundo a acusação, os arguidos, no exercício das funções e de comum acordo, falseavam os serviços de que beneficiavam os utentes, de forma a receber mais verbas da Segurança Social.

O reporte falso à Segurança Social ocorreu mensalmente entre 2013 e 2018, o que permitiu arrecadar benefícios no valor global próximo de 250 mil euros, montante que, entretanto, foi devolvido entre outubro de 2020 e março de 2021.

Na publicação, a PGRP descreve que “perante a condição legal de que cada utente beneficiasse de, pelo menos, dois serviços disponibilizados pela instituição, com o propósito de manterem as comparticipações financeiras pagas pela Segurança Social, e conhecedores de que vários utentes beneficiavam de um só serviço ou de nenhum deles, decidiram comunicar falsamente que eram prestados esses dois serviços a todos os utentes”.

Em causa estão serviços como higiene pessoal ou habitacional, alimentação, tratamento de roupas, teleassistência ou relacionados com animação e socialização.

“Como consequência de tais declarações falsas, os arguidos obtiveram para a referida instituição, de forma indevida, benefícios no valor global de 249.949,63 euros, valor este que, entretanto, já devolveram, entre outubro de 2020 e março de 2021”, termina a PGRP.

O Lar do Comércio é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), situada em Matosinhos, no distrito do Porto.

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.