Governo nega influência de revisão em baixa do 'rating' do BES na imagem do país

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 jun (Lusa) -- O ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, negou hoje que uma revisão em baixa do 'rating' do Banco Espírito Santo (BES) tenha uma influência negativa na imagem externa do país.

A agência de notação financeira Moody's anunciou na noite de quarta-feira que colocou a nota Ba3 atribuída aos depósitos e à dívida de longo prazo do Banco Espírito Santo (BES) sob revisão, com vista à sua descida, devido aos problemas na governação do banco.

Questionado pelos jornalistas sobre se esta revisão em baixa do BES poderia ter impactos negativos na imagem externa do país, o ministro da Presidência negou influências deste grupo privado.

"Sinceramente, não me parece que haja qualquer extrapolação de problemas internos de um grupo privado para o país e para a República. Havendo, como está a haver, uma atuação adequada das entidades responsáveis de regulação de mercados financeiros, quer o Banco de Portugal, quer o Banco Central Europeu, não me parece que haja qualquer problema para o país e para a imagem externa do país", afirmou o ministro.

Perante as questões dos jornalistas na conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Ministros, Marques Guedes remeteu esclarecimentos para as declarações proferidas pelo primeiro-ministro na quarta-feira, declarando apenas que o assunto "está a ser tratado onde deve ser tratado", ou seja, no Banco de Portugal.

"Julgo que é conhecido, porque já foi dito pelo senhor doutor Ricardo Salgado, que o GES tem problemas que precisa de ver resolvidos, estará a trabalhar nesse sentido, teve ocasião de nos comunicar as ideias que tem quanto à solução desses problemas -- mas eu não quero fazer comentários sobre essas questões, porque elas respeitam a um grupo privado que tem os seus interesses legítimos e normais, mas que não cabem na alçada direta nem do Governo nem, neste caso, do supervisor [financeiro]", afirmou Pedro Passos Coelho aos jornalistas, durante uma inauguração de um lar de idosos, que ocorreu na quarta-feira em Sintra.

SYP (RN/IEL)// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.