Diretor da empresa de cerâmicas admite que "acordo ibérico é sempre bom", mas "tem um impacto relativamente pequeno para as empresas"

| Economia
Porto Canal

O diretor da fábrica de cerâmicas Valadares, em Vila Nova de Gaia, falou esta quinta-feira com o Porto Canal relativamente ao acordo ibérico assinado entre o Governo português e espanhol que visa criar um limite de 50 euros no preço do gás natural. Henrique Barros explicou que o "acordo é sempre bom, é sempre uma ajuda tendo em conta a situação difícil que o país está a atravessar", mas "tem um impacto relativamente pequeno para as empresas e marginalmente as ajudará".

O diretor da empresa de cerâmicas referiu que na prática "só vai favorecer a produção de energia elétrica, assegurar o preço da energia" porque, por enquanto, "se se interpretar bem o acordo, o gás ainda não vai baixar preço para aqueles que são consumidores diretos".

Henrique Barros contou que a empresa teve de "ajustar a sua capacidade produtiva de modo a contrariar o aumento de preços sentido essencialmente a partir de fevereiro" e, desse modo, pretende continuar a ajustar a produção para que o custo de energia não seja um problema tão grave.

+ notícias: Economia

Más notícias para o crédito à habitação. Taxas Euribor com novas alterações

A taxa Euribor subiu hoje a três, a seis e a 12 meses face a terça-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.