Portugal deve combater desemprego jovem com aposta na qualificação dual - Confederação dos Sindicatos Alemães

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 jun (Lusa) - O presidente da Confederação dos Sindicatos Alemães (DGB), Rainer Hoffmann, defendeu hoje uma aposta dos países em sistemas de qualificação dual, que combinam a formação com um estágio, sublinhando que em Portugal os sindicatos devem ser incluídos no projeto.

"A CGTP e a UGT deveriam ser parte desta formação com as empresas e as partes interessadas", tal como acontece na Alemanha, disse o alemão no âmbito da conferência '60 anos de conetividade', organizada pela Câmara do Comércio e Indústria Luso-alemã (CCILA), que decorre em Lisboa.

Destacando o sucesso deste tipo de formação na Alemanha, nomeadamente os resultados positivos ao nível do desemprego jovem, Rainer Hoffmann, alerta contudo que o país poderá ser "um exemplo a seguir" mas "nunca a copiar", pois cada país terá as suas especificidades.

Os parceiros sociais devem, no entanto, ser incluídos neste processo, reiterou.

"Não é a exportação pura e dura. O sistema dual não e o único instrumento para o combate ao desemprego jovem no curto prazo na Europa", disse.

Rainer Hoffmann lembrou que na Europa existem seis milhões de jovens sem trabalho e que em alguns países a situação é "dramática".

"Se queremos manter a paz social e a democracia não podemos ter uma geração partida", avisou.

De acordo com um diploma publicado na semana passada, as novas Escolas Profissionais de Referência Empresarial (EPRE) podem começar a funcionar no próximo ano letivo em Portugal.

A criação de escolas profissionais geridas por empresas ou entidades empresariais foi decidida em abril, em Conselho de Ministros, e apresentada pelo ministro Nuno Crato e o secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho.

AS EPRE são pensadas para os estudantes que não querem seguir o ensino regular e optam por um curso mais prático.

ICO// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.